MATERIA DE HOJE

Paulo Igor e Bernardo Rossi defendem implantação de RISP em Petrópolis
Acionado por vereadores, deputado indica terreno para construção da central de segurança regional
Acionado por vereadores, o deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) está apresentando ao governo do Estado uma indicação para que um terreno do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Rio de Janeiro, em Itaipava, seja disponibilizado para a construção do prédio que irá abrigar a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) da 7ª Companhia de Policiamento de Área (7ªCPA). A instalação da Risp será implementada com recursos do Estado - um investimento de R$ 4,1 milhões, R$ 2,5 deles na construção da sede - e vai abrigar em princípio comandos das Polícias Civil e Militar. Além de mais viaturas e equipamentos, a RISP vai contar com heliponto.
- Petrópolis não pode perder essa Risp, porque não disponibilizou um terreno para que o estado construa, com recursos próprios, um prédio que vai otimizar o trabalho da polícia e melhorar a segurança para a nossa cidade. Vamos fazer o possível para que Petrópolis não perca esta infraestrutura de segurança para Três Rios, onde o prefeito já colocou quatro terrenos à disposição da 7ªCPA. Vamos batalhar para que ela seja implantada aqui", afirma o deputado Bernardo Rossi.
O projeto foi apresentado aos vereadores em uma reunião realizada nesta quarta-feira (31.08) com o comandante da 7ª CPA, coronel José Vieira de Carvalho, o comandante do 26ºBPM, tenente coronel André Vidal e o titular da 105ªDP, delegado Marcelo Maia. "Com a Risp, a cidade teria pelo menos mais sete viaturas da PM. Existe a possibilidade também de um helicóptero para apoiar as ações de segurança. O cel Carvalho nos disse que os recursos do Estado para a contrução já estão disponíveis e que precisam apenas que um terreno seja disponibilizado no município. Eles tềm urgência disso. Três Rios, já apresentou quatro opções de terrenos, mas logísticamente, Petrópolis é a melhor opção para abrigar a central, que atenderá os quatro municípios sob o comando da 7ª CPA (Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios e Petrópolis). Vamos fazer o que estiver ao alcance da Câmara para que Petrópolis não perca esta oportunidade", assegura o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB).
O comandante da 7ªCPA, coronel José Vieira de Carvalho Júnior explicou que, junto com o delegado José Renato Chernicharo, responsável pela Delegacia de Polícia Administrativa (DPA), desde março busca uma área adequada. Nesta sexta-feira (02.08), o coronel Carvalho irá vistoriar o terreno do DER em Itaipaiva.
A idéia da Secretaria de Estado de Segurança com a implementação das Risps é ter reunidas em um único núcleo as autoridades de segurança e serviço de socorro. "A Risp vai agilizar a integração dos trabalhos entre as corporações e o atendimento a população, não só em casos diretamente relacionados à segurança pública, mas também em situações de emergência, como durante as chuvas de verão. Três Rios, já manifestou interesse, mas por abrigar há dois anos a sede da 7ªCPA, e por estar, assim como Teresópolis, em uma posição estratégica, Petrópolis teria prioridade na instalação. Mas para isso precisamos de um terreno com área entre 1.700 e 2 mil metros quadrados", explica o comandante da 7ªCPA, coronel Carvalho.
Segundo o comandante da 7ªCPA , a centralização destas forças de segurança vai possibilitar que os problemas sejam resolvidos mais rapidamente. "Será uma central de decisões e isso dinamiza o atendimento à população. Estamos preocupados com o próximo verão, queremos que a Risp esteja pronta antes das chuvas do ano que vem", explica o comandante, lembrando que a 7ª CPA, dipõe de quatro viaturas que hoje dão apoio às ações do 26º Batalhão de Polícia Militar.
"Essas viaturas ficam a disposição da CPA, onde nós estamos, elas estão também. Em caso de necessidade elas são deslocadas para dar apoio aos batalhões da região. Quando estamos na cidade é mais fácil que este trabalho seja agilizado. Em Petrópolis, por exemplo, eventualmente elas são utilizadas para reforçar o policiamento de áreas como a Rua Teresa, os pontos turisticos e o Centro Histórico", acrescenta o comandante. 
 
RUBENN DEAN PAUL ALWS
JORNALISTA / APRESENTADOR
TEL.021.9337.4123
EMAIL
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM


RUBENNDEANRJ@TERRA.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...