MATERIA DE HOJE...GOVERNO ESTADUAL

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Núcleo de Imprensa
Terça-feira, 06 de Setembro de 2011

Governo do Estado vai construir o metrô intermunicipal
Linha 3 vai beneficiar 1,7 milhão de pessoas de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí

A Linha 3 do metrô, que passará por Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, será construída até 2014 para se tornar a primeira ligação intermunicipal feita por esse meio de transporte no estado. A linha vai beneficiar uma população de 1,7 milhão de habitantes da região e terá capacidade para transportar 350 mil passageiros por dia.
O investimento será de cerca de R$ 1,2 bilhão, sendo R$ 400 milhões da Petrobras. O trajeto completo, com 37 quilômetros e 16 estações, será divido em dois trechos: o primeiro, que liga Niterói a São Gonçalo, e o segundo, que segue até Itaboraí, com uma parte feita por rodovia. A primeira estação, a Araribóia, no centro de Niterói, terá cerca de 24 mil metros quadrados e vai integrar barcas, metrô e ônibus, tornando-se a maior estação intermodal do Brasil e a primeira a integrar uma estação hidroviária.
 A Estação Barreto, a terceira do percurso, será construída na antiga estação ferroviária, que será totalmente revitalizada. Segundo o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, parte dos recursos será da Petrobras, que investe pesado no Polo Petroquímico de Itaboraí (Comperj).
- Já adequamos a obra ao que o Tribunal de Contas da União pediu e já entregamos também as exigências de contrapartidas financeiras do estado. Acredito que iniciaremos as obras até o final do ano – afirmou Pezão.
Qualidade de vida para São Gonçalo
No primeiro trecho da Linha 3, entre as estações Araribóia e Alcântara, em São Gonçalo, o metrô seguirá por um elevado, passando pelas alças de acesso da Ponte Rio-Niterói. A construção em via elevada é mais barata do que a feita por dentro de túneis. De Alcântara até a Estação Guaxindiba, o trajeto será feito no nível do chão, pela superfície.
A partir desse local, será construída uma rodovia que servirá de extensão dos trilhos, até Visconde de Itaboraí. A Estação Vila Laje será a primeira de São Gonçalo e vai levar ao segundo município mais populoso do estado um sistema de transportes de massa, o que vai aumentar a qualidade de vida da população e diminuir os engarrafamentos no município.
A última estação do trajeto, a Guaxindiba, será construída nas imediações da BR-101 Norte, e atenderá aos moradores de Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Cachoeiras de Macacu e Magé.





MATERIA DO GOVERNO ESTADUAL
JORNALISTA / APRESENTADOR
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123

EMAIL.RUBENNDEANRJ@TERRA.COM.BR / RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...