MATERIA DE PETROPOLIS.DEPUTADO BERNARDO ROSSI...VERADOR PAULO IGOR PRESIDENTE A CAMARA DE PETROPOLIS

Bernardo Rossi quer desapropriação de terrenos
para terminal de ônibus no Quitandinha

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) vota essa semana, em discussão única, indicação do deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) propondo ao governo do Estado que desaproprie dois terrenos no Quitandinha, próximo à Casa do Alemão, para a construção de um terminal de ônibus.
Desde que o terminal rodoviário Governador Leonel Brizola foi inagurado no Bingen, há sete anos, os usuários das linhas intermunicipais que acessam a região do Quitandinha e adjacências são penalizados com a falta de um abrigo de ônibus.
- São pelo menos nove mil pessoas por dia que ao invés de desembarcarem no Bingen saltam neste local à espera de uma condução urbana que os leve ao próprio Quitandinha e bairros adjacentes. Eles usam linhas que servem ao Duques e à Rua Alagoas, por exemplo, mas não existe parada apropriada para estes ônibus. Com o terminal, esses veículos urbanos acessariam local seguro e coberto para buscar esses passageiros", explica Bernardo Rossi.
A indicação propõe que o governo do Estado declare a área de utilidade pública, para fins de desapropriação. O terminal também poderá ser usado por ônibus de turismo que acessam à cidade tendo o Quitandinha como principal parada. De quinta a domingo a movimentação desses veículos no local é intensa.
- Uma construção simples, porém funcional, que acompanhe e harmonize com a arquitetura do Pórtico do Quitandinha e o comércio existente na área, além de conforto, vai oferecer ao visitante uma entrada da cidade mais condizente para uma cidade turística", pontua Bernardo Rossi.

Paulo Igor incentiva estágio como porta para o mercado de trabalho
1,8 mil estudantes passaram pelo programa do CIEE este ano
Levantamento divulgado pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) mostra que a contratação de aprendizes por empresas parceiras do CIEE cresceu 41% no primeiro semestre de 2011, chegando a 26.410 mil jovens contratados para capacitação profissional, mais de sete mil estudantes a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 18.676. Em Petrópolis, os números também vêm crescendo. Somente este ano, 1.800 estudantes passaram pelo programa, mais de mil deles ainda estão em estágios atualmente. Ao todo, mais de 300 empresas da cidade são cadastradas hoje ao CIEE.
Com a intenção de chamar a atenção de empresários para a importância de oferecer oportunidade de estágio para jovens estudantes ingressarem no mercado de trabalho, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor (PMDB) - que incentiva a política de estágios no legislativo municipal - apresentou o projeto de lei que institui no calendário municipal, o dia 16 de outubro, como Dia do Estagiário. Petrópolis tem hoje seis mil estudantes cadastrados ao CIEE em busca de estágio.
"O estágio é hoje a principal porta de entrada do jovem no mercado de trabalho. É a oportunidade que ele tem de construir um currículo diferenciado, de ganhar experiência, testar e desenvolver suas habilidades profissionais e ao mesmo tempo assimilar, na prática, tudo aquilo que ele está aprendendo em sala de aula. É importante que as empresas abram espaço para a contratação de estagiários", defende Paulo Igor, lembrando que a Câmara dispõe de estagiários em setores administrativo, jurídico e também para orientar as visitações turísticas.
Jorge Tavares, supervisor do CIEE que é responsável pelos trabalhos em Petrópolis,Teresópolis, Friburgo e Três Rios elogia a posição de Paulo Igor como incentivador da absorção dos estagiários pelo mercado de trabalho."Temos em Petrópolis hoje empresas parceiras do CIEE de todos os tamanhos. Algumas chegam a contratar 50 estagiários, outras que contratam apenas um. Petrópolis é a primeira colocada, dentre as quatro cidades que da Região Serrana sob nossa supervisão", afirma Tavares.
Cadastrada ao CIEE, a estudante Joana Patrocínio, de 22 anos, há cinco meses vêm pondo em prática com os visitantes que chegam diariamente à Câmara, os conhecimentos do curso de Gestão de Turismo. "Antes de vir pra cá eu trabalhei recebendo visitantes na Catedral de São Pedro de Alcântara, também outro concorrido ponto turístico. O estágio é uma oportunidade importante para que possamos exercitar o aprendizado, permite que tenhamos certeza se estamos no caminho certo e nos estimula a buscar mais conhecimento", diz a estudante, que já faz planos para investir em uma pós-graduação na área de turismo.
Aos 24 anos, o estudante de Direito, Guido Aguiar, também se sente motivado pelo estágio. "Na faculdade recebemos o conhecimento teórico, temos uma noção sobre o Direito. Aqui, temos a oportunidade de ter contato com os processos e colocar em prática aquilo que aprendemos", conta.
Estudante de Administração, Wilson Abreu, aos 19 anos está em seu segundo estágio na área. "O estágio permite que o estudante conheça o funcionamento de empresas privadas e do setor público, o que enriquece a nossa experiência e possibilita também que vejamos com que segmento nos identificamos mais", comenta.
Michel Rocha, de 21 anos, tem opinião semelhante: "o estágio nos dá a oportunidade de ter esta experiência no setor público, o que nos ajuda a definir o caminho a seguir", conta o estudante de Economia.
Aluno do ensino médio, Thiago Wolker, de 17 anos, se mostra motivado a investir em uma faculdade. "Eu nunca tinha pensado em trabalhar no setor de administração, é o estágio que está me ajudando a definir o curso superior que eu pretendo fazer", comenta. 
 
rubenn dean
jornalista
rubenndeanrj@gmail.com
tel.021.9337.4123


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...