MATERIA DE SUMA IMPORTANCIA PARA TODOS

REVENÇÃO DE ACIDENTES: Quedas respondem por mais de 50% dos atendimentos envolvendo crianças

Clique aqui para baixar o áudio da matéria
Para fazer o download do arquivo de áudio, clique com o botão direito do mouse e selecione "Salvar Destino Como..."

Roteiro:rubenn dean paul alws...tel.021.9337.4123...email.rubenndeanrj@terra.com.br

Tempo de áudio – 1 min 58 seg
LOC/REPÓRTER: Dados do Ministério da Saúde revelam que as quedas respondem por mais de 50 por cento dos atendimentos a crianças de zero a nove anos nas unidades de urgência do Sistema Único de Saúde. Boa parte destas quedas ocorre dentro de casa, quando as crianças estão acompanhadas dos pais ou responsáveis. A Coordenadora da Área de Acidentes e Violências do Ministério da Saúde, Marta Silva, explica que é justamente naquele minuto em que o adulto se afasta que as quedas acontecem. Por isso, ela faz um alerta: a vigilância constante por parte dos responsáveis é fundamental para evitar qualquer tipo de acidente.
TEC/SONORA: Coordenadora da Área de Acidentes e Violências do Ministério da Saúde -  Marta Silva

"A criança não tem esse conhecimento do risco. Então cabe a nós, adultos, pais, responsáveis, familiares, professores, cuidar das crianças. Tanto em casa como na creche ou numa escola. E mesmo na rua você tem que estar cuidadoso."
LOC/REPÓRTER: Além das quedas, ocorrências como engasgamento, intoxicação, e afogamento respondem por 32 por cento dos casos de atendimento a crianças. As queimaduras, respondem por 20 por cento e os acidentes de trânsito por onze por cento. A Coordenadora da Área de Acidentes e Violências do Ministério da Saúde, Marta Silva, dá dicas de como deixar os pequenos longe dos perigos:
TEC/SONORA: Coordenadora da Área de Acidentes e Violências do Ministério da Saúde -  Marta Silva
" Janelas com grades ou tela. Tomar todo o cuidado quando estiver manipulando o fogão, deixar a criança afastada e nunca deixar a panela ou vasilha quente  num lugar que a criança possa alcançar. Todo cuidado com material de limpeza é pouco, porque corre o risco mesmo da criança tomar. Aí você pode ter intoxicações desde as leves até as severas."
LOC/REPÓRTER : De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Saúde em 2008, cerca de três mil e trezentas crianças morrem anualmente no Brasil em decorrência de acidentes domésticos e de trânsito.
Reportagem, Débora Rocha








"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...