MATERIA DO GOVERNO ESTADUAL ... RIO DE JANEIRO.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Estado oferece mais de 13 mil vagas de qualificação profissional até o fim do ano
Profissionalização engloba as áreas de turismo, petróleo, comércio, indústria naval, esporte e construção civil


A Secretaria de Trabalho e Renda vai oferecer um total de 13.487 vagas para qualificação profissional em todo o estado até o fim de 2011. As primeiras 810 começam a ser preenchidas hoje, com a abertura das inscrições para a segunda tur­ma do projeto Cidadão Olímpico, que vai profissionalizar moradores de nove comunidades do Rio de Janeiro em diferentes áreas do turismo. As outras oportunidades começam a ser oferecidas a partir de novembro. Elas fazem parte do Plano Territorial de Qualificação (Planteq), que vai qualificar 2.677 pessoas nas áreas de petróleo e gás, indústria naval, turismo e comér­cio; e do ProJovem Trabalhador, que vai oferecer 10 mil vagas em cursos profissionalizantes voltados para construção civil, telemática, esporte, turismo e comércio.

Jovens vão receber bolsa-auxílio de R$ 100

Em sua segunda fase, o Ci­dadão Olímpico vai beneficiar os moradores do Complexo do Alemão, Vila Cruzeiro, Jardim Gramacho, Cantagalo-Pavão- Pavãozinho, Vigário Geral, Ro­cinha, Maré, Jardim Primavera e Realengo. Os cursos têm dura­ção de seis meses, com aulas três vezes na semana, que acontecem dentro dos ônibus do programa, equipados com computadores.

Os alunos podem escolher entre as formações para camarei­ra/arrumadeira, capitão porteiro/ mensageiro, barman/barwoman, garçom/garçonete. Português e in­glês são oferecidas em todas as especializações, além de aulas prá­ticas no hotel-modelo do Centro de Cidadania Rinaldo Delamare, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

– Conseguimos, com o apoio do governador Sérgio Cabral, uma bolsa-auxílio de R$ 100, ao longo dos seis meses de curso. Teremos uma qualificação com ênfase na parte prática e garantiremos a absorção dessa mão de obra ao término do curso – disse o secre­tário de Trabalho e Renda, Sergio Zveiter, referindo-se a um acordo fechado com o Sindicato de Ho­téis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio).

 Em busca de crescimento

Na primeira fase do Ci­dadão Olímpico, o garçom Francisco de Assis Alcânta­ra Neto, de 26 anos, se es­pecializou como agente de turismo. Depois de estudar inglês, espanhol e francês sozinho, com o auxílio da internet, ele pode contar com a orientação especia­lizada dos professores.

O jornalista Júlio Cé­sar Arruda de Oliveira, de 36 anos, também in­vestiu no curso técnico na área turística, de olho nas oportunidades que a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 trarão para o estado.

Para a técnica em en­fermagem Conceição Souza Ferreira, de 29 anos, o Pro­jeto Cidadão Olímpico abriu as portas para o aprendi­zado de um novo idioma.

RUBENN DEAN PAUL ALWS
JORNALISTA /APRESENTADOR
EMAIL.
RUBENNDEANRJ@TERRA.COM.BR
RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
TEL.021.9337.4123


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...