MATERIA GOVERNO FEDERAL


SAMU: Ministério da Saúde adota medidas para aumentar a qualidade do serviço

Clique aqui para baixar o áudio da matéria
Para fazer o download do arquivo de áudio, clique com o botão direito do mouse e selecione "Salvar Destino Como..."

Roteiro: rubenn dean paul alws ...tel.021.9337.4123...email.rubenndeanrj@terra.com.br

Tempo do Áudio: 1 min 46 seg
LOC/REPÓRTER: O Ministério da Saúde ampliou o controle e o incentivo para a qualidade do serviço da rede que integra o programa Saúde Toda Hora. Os municípios com Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU 192, vão poder aumentar em 66 por cento o valor de custeio das ambulâncias. Para isso, os gestores terão que implantar e cumprir critérios de qualidade. Além disso, terão que adotar um plano de atendimento regionalizado. A decisão foi publicada, recentemente, em portaria.  Com isso, haverá dois tipos de classificação do serviço. As SAMUS qualificadas vão receber 45 mil reais do Ministério. Já as SAMUS habilitadas, ganharão 27 mil reais. O coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso, fala da importância da medida.
TEC/SONORA: coordenador de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Paulo de Tarso
"Papel nosso da gestão não só a implantação dos serviços e de políticas como um todo, mas também do monitoramento e análise da ação de todas essas politicas e serviços que estão sendo implantados. E aí a gente tem que dar uma qualificação. A gente não pode pagar um SAMU que tá funcionando mais ou menos, igual a um SAMU que tá funcionando de maneira correta e adequada."
LOC/REPÓRTER: Entre as novidades implantadas está também o prazo de 90 dias para que o gestor comprove que a ambulância já está funcionando. Com a nova portaria, os Veículos de Intervenção Rápida, que eram aqueles que apenas levavam a equipe e os equipamentos para o local, e os serviços Aeromédicos, que são os atendidos por avião ou helicóptero, passarão a ser financiados pelo Ministério da Saúde. Segundo o coordenador, Paulo de Tarso, a ideia é que até, no máximo, 2018, 100 por cento do território nacional terá cobertura do SAMU 192.
Reportagem, Vanessa Silvestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...