materia saude. brasil

DCNT: Ministério da Saúde reforça ações para população envelhecer com qualidade de vida

Clique aqui para baixar o áudio da matéria
Para fazer o download do arquivo de áudio, clique com o botão direito do mouse e selecione "Salvar Destino Como..."

Roteiro: rubenn dea paul alws ( jornalista/apresentador)...tel.021.9337.4123...email.rubenndeanrj@gmail.com / rubenndeanrj@terra.com.br

Tempo do Áudio: 2min10seg
 LOC/REPÓRTER: Em 2025 o Brasil será o sexto país no mundo com o maior contingente de idosos, com uma população de 32 milhões de pessoas na terceira idade. As projeções mostram que deve haver um crescimento também no número de pacientes com infartos, derrames, doenças respiratórias, depressão e Alzheimer. O cenário alarmante fez o Ministério da Saúde reforçar ações para promoção do envelhecimento ativo e combater as doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo é aumentar a expectativa de uma vida saudável e com qualidade de vida. A coordenadora de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Deborah Malta, fala que o cuidado para envelhecer com saúde começa no pré-natal.
TEC/SONORA: coordenadora de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Deborah Malta
"Envelhecendo a cada dia sempre de uma forma bastante ativa, então já cuidar no pré-natal, durante a primeira infância, todos os cuidados afetivos também na adolescência, também na vida adulta, durante toda a vida para que tenhamos cada vez mais ampliado os fatores de proteção, diminuído os fatores de risco para que cheguemos a idades mais avançadas com saúde preservada e qualidade de vida."
LOC/REPÓRTER: A especialista ressalta que o cuidado com a saúde mental também é essencial  para atingir a maturidade de forma saudável.
TEC/SONORA: coordenadora de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Deborah Malta
"Buscar momentos de compartilhar seja na família, presença de amigos, laços na sociedade. Isso é muito importante também para que a gente possa ter esse tipo de suporte e é muito importante também que a gente busque esse equilíbrio do ponto de vista do trabalho também para que isso nos mantenha de alguma forma com essa saúde psíquica preservada."
LOC/REPÓRTER: A especialista lembra que para alcançar o envelhecimento ativo a adoção de hábitos saudáveis é fundamental. Entre as ações propostas pelo Plano Nacional de Enfrentamento a Doenças Crônicas Não Transmissíveis  está melhorar as estruturas dos pontos de atenção da rede para o acolhimento dos idosos, formar profissionais para cuidar dessa população. Além de promover a ampliação da autonomia e o autocuidado dos idosos.
Reportagem, Vanessa Silvestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...