Rio 2016™ lança concurso para projeto do campo de golfe
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 ™ lança nesta sexta-feira, 14/10, o concurso internacional para escolha do projeto do campo de golfe que será utilizado com instalação olímpica nos Jogos Rio 2016™. O edital do concurso já está disponível no site do Rio 2016™, www.rio2016.com.
Poderão participar do concurso empresas que comprovem experiência em projetos de campos de golfe, que atendam às regras internacionais do Rio 2016™ e que comprovem qualificação mínima para desenvolver o projeto. Serão aceitos consórcios. No caso do vencedor do concurso ser uma empresa internacional individual, esta deverá possuir escritório no Rio de Janeiro, legalmente constituído.
Os participantes deverão desenvolver um projeto que: atenda às especificações da Federação Internacional de Golfe (IGF, na sigla em inglês); se torne uma referência nacional de alto nível no esporte para uso profissional e também da comunidade, já que ficará como legado para a população; respeite a legislação ambiental vigente e o ecossistema local; promova o Rio internacionalmente e seja uma importante ferramenta de transformação da juventude por meio do esporte. O projeto deverá ainda contemplar todas as fases de uso do campo: pré-Jogos Rio 2016™ com os eventos-teste, durante os Jogos Olímpicos e após os Jogos, como legado.
O campo de golfe será construído na Reserva de Marapendi, Barra da Tijuca, bairro que concentrará o maior número de instalações olímpicas dos Jogos Rio 2016™. Será uma instalação olímpica única, localizada a aproximadamente 5 quilômetros da Vila dos Atletas e 7 quilômetros  do Main Press Centre (MPC) e do International Broadcast Centre (IBC), ao Sul da Avenida das Américas e ao Norte da Lagoa de Marapendi. Será um campo com 18 buracos que receberá as competições masculinas e femininas de golfe dos Jogos Olímpicos Rio 2016™. Após os Jogos, o campo será operado como uma instalação pública com objetivo principal de promover o esporte no Brasil e na América do Sul sendo um dos principais legados dos Jogos para o desenvolvimento do esporte no país. Os projetos serão avaliados por um júri constituído por representantes da International Golf Federation (IGF), do Rio 2016™, da Prefeitura e do Comitê de Golf (GAC-Golf Advisory Committee).
O prêmio para o projeto vencedor será o contrato para desenvolver o Projeto Executivo do campo que tem o valor fixo de 300 mil dólares.
Etapas do concurso
Os resultados de cada fase do concurso serão enviados por email para as empresas participantes
e divulgados no site do Rio 2016 ( www.rio2016.com ). Durante o processo seletivo, dúvidas
poderão ser encaminhadas, até 2 de dezembro, para o email processoseletivos@rio2016.com .
Etapa I –
14 de outubro- Anúncio do concurso e início do prazo para recebimento da documentação das empresas concorrentes.
28 de outubro – Prazo final para recebimento da documentação.
8 de novembro- anúncio das empresas  selecionada a participar do concurso e envio de convite para o workshop que apresentará o briefing do projeto do campo de golfe.
Etapa II –
17/18 de novembro – Workshop para apresentação do briefing do projeto para as empresas concorrentes.
Etapa III –
De 19 de novembro a 16 de dezembro – período para as empresas concorrentes desenvolverem suas propostas.
16 de dezembro – Prazo final para entrega das propostas.
17 a 23 de dezembro – Júri técnico entrevista empresas concorrentes e faz a revisão final das propostas. 

Sobre o Comitê Organizador Rio 2016™ 
O Comitê Organizador Rio 2016™ é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo
Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016™, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paraolímpico Internacional e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.