Prezados,
segue sugestão de pauta sobre reunião realizada ontem à noite na CMP com o vereador Dudu e comerciantes do final da Rua Teresa.



A retirada das vagas para estacionamento está prejudicando o comércio da região

Comerciantes do final da Rua Teresa se reuniram na noite da última sexta-feira, 16 de dezembro, com o vereador Luiz Eduardo (Dudu – PSDC), para debaterem sobre as mudanças de trânsito na região que estão prejudicando as vendas e clientela.

Na altura do Hipershopping ABC até o cruzamento do Colégio Rui Barbosa, do lado direito no sentido Centro – Alto da Serra, a CPTrans retirou todas as vagas de estacionamento prejudicando consideravelmente o comércio local. Na área estão instalados diversos segmentos como farmácia, lojas de matériais de construção, açougues, loja de colchões, doceria, padaria, consultórios dentários, entre outros.

“A mudança foi feita da noite para o dia, num domingo, uma covardia. Não fomos sequer informados ou questionados. Tenho uma loja de matérias de construção e tenho aqueles clientes que dão uma paradinha para comprar algo pequeno e não estão parando mais. Fora o problema que gerou com os caminhões de entrega. Outro dia chegou um para descarregar tubos na minha loja e não há nem vaga para carga e descarga. O guarda falou para ele parar muito longe” – declarou Fabiane Carminati, proprietário da MCJC Ferragens.

A medida adotada pela CPTRans está causando transtorno e prejuízos, reduzindo as vedas e, em conseqüência, diminuindo os impostos a serem pagos ao Executivo. De acordo com os comerciantes a prefeitura concede o alvará para funcionamento do comércio naquele espaço, analisando antes a viabilidade e condições para a concessão. Desta forma, consideram que a retirada dos estacionamentos está indo contra ao direito dos proprietários das lojas exercerem seu trabalho. As mudanças, segundo a CPTRans, foram feitas devido à retenção de trânsito no local em horários de pico. Os pontos de ônibus também foram retirados da área.

“Fora o problema do estacionamento, também me preocupo com os pedestres da região afetada, pois até para atravessarem a rua está sendo difícil. Sou do Alto da Serra e sei o quanto essa mudança está atrapalhando, reparei que os carros agora andam correndo e isso pode causar acidentes ou atropelamentos. Os alunos do Colégio Rui Barbosa também passam por ali”, pontuou o vereador Dudu.

A retirada das vagas impede inclusive que pacientes de consultórios na região possam desembarcar com calma: “Tenho uma paciente que é uma senhorinha. O filho a leva para as consultas. Essa semana ela teve uma consulta e seu filho parou o carro em frente ao consultório para que desembarcasse. Os carros atrás começaram a buzinar sem parar e o guarda, ao invés de ajudar, não ajudou, pelo contrário, ficou apitando e mandando andar rápido. Um absurdo e total desrespeito”, falou a dentista Michelle Faraco.

Outra preocupação dos comerciantes é que, a partir da próxima segunda-feira, 19 de dezembro, o Hipershopping ABC passará a cobrar R$ 3,00 a hora do estacionamento, que antes era gratuito e servia para os fregueses deixarem seus carros para compras também no comércio ao redor.

Ao final da reunião foi composta uma comissão que representará os comerciantes do Alto da Serra, sendo os integrantes: Renato Nascimento (Consultório Dentário), Maurício Shimith (Ferragens Lincol), Luiz Antônio (Jacostura), José Viana (JVW) e Fabiane Carminati (MCJC Ferragens). Ficou marcada reunião para a próxima semana (data a confirmar) e Dudu pretende realizar uma Audiência Pública.

Ficaram acertadas algumas propostas a serem apresentadas à CPTRans:
- Retorno de 50% das vagas ou estacionamento livre das 9h às 16h – nesse horário não há congestionamento e é quando o comércio vende mais;
- Estabelecimento de vagas para carga e descarga;
- Parada gratuita por 5 ou 10 minutos para compras rápidas.


Estiveram presentes os proprietários dos seguintes estabelecimentos: Restaurante Tradição Mineira, JVW, Consultório Dentário Dr. Michelle Faraco, Jacustura, Ferragens Lincol, Auto Peças, Drogaria do Povo, Consultório Dentário Dr. Renato Nascimento, Sky-Stand Alto e MCJC Ferragens. A loja Sonolar Colchões enviou relatório por escrito, uma vez que seu proprietário não pode comparecer.