materia da região serrana.petrobras brasil

CARAVANA CULTURAL INVADE A REGIÃO SERRANA


·         Percorre os municípios Santa Maria Madalena, Itaocara e Cantagalo, Trajano e Morais, São Sebastião do Alto, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Carmo, Sumidouro e Cordeiro. Todas as cidades da serra fluminense receberão a caravana cultural
·          História, cultura e tradições típicas serão retratadas no Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, projeto da Secretaria de Estado de Cultura, com o patrocínio da Petrobras, que abrangerá os 92 municípios fluminenses
 
As diversas e ricas manifestações culturais da região serrana vão compor o ‘Mapa de Cultura do Rio de Janeiro’, que estará sendo produzido durante os próximos seis meses e será disponibilizado na web em 2012. No mês de dezembro, a caravana com equipe que reúne repórter, fotógrafo e cinegrafista, percorre os municípios Santa Maria Madalena, Itaocara, Cantagalo, Macuco, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Carmo, Sumidouro e Cordeiro      para traçar um levantamento dos espaços culturias, calendário fixo da cultura local e principais destaques dos patrimônios material, imaterial e natural de cada um dos municípios da região.
 
O projeto vai mostrar, através do portal Cultura.rj (www.cultura.rj.gov.br), da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, uma ampla pesquisa sobre o que os 92 municípios fluminenses produzem em áreas como música, teatro, artes visuais, arquitetura, gastronomia, dança, entre outras. Realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio, com o patrocínio da Petrobras, o ‘Mapa de Cultura do Rio de Janeiro’ reunirá as características culturais de todos os municípios do Estado, desde a Festa do Divino em Paraty e tradição finlandesa de Itatiaia às serestas de Conservatória e ao Boi Pintadinho, de Campos.
 
O Mapa, que terá recursos de georreferenciamento, vai oferecer um mergulho na cultura do Rio. “Traçar o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma prioridade, um dos nossos projetos mais importantes e necessários”, diz a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes. “Ele nos ajudará a conhecer mais a fundo o tecido que forma a cultura do nosso estado, fará uma radiografia do que realmente são nossos 92 municípios”.
 
"Mapear a Cultura fluminense - e construir uma ampla base de dados sobre as suas manifestações, espaços e potenciais - é uma ação de extrema importância para se conhecer em detalhes o tamanho e a diversidade do patrimônio do estado. Ajudará, também, na tarefa de pensar as políticas públicas para o setor. Para a Petrobras, patrocinar esse projeto representa não somente reconhecer o seu mérito, mas dar um importante retorno ao estado que, há tantos anos, sedia e acolhe a empresa", diz Eliane Costa, gerente de patrocínios da Petrobras.
O Mapa de Cultura será como uma bússola para estudantes, turistas, produtores culturais e interessados em cultura em geral, que poderá conduzi-los aos Quilombos do Vale do Paraíba ou à Festa do Cascudo em Itaperuna. Um guia para dançar o Mineiro Pau ou jongar em Pinheiral. Trará ainda um registro de manifestações ligadas à cultura digital e indicará os principais festivais de cultura do Estado, como o Festival de Jazz de Rio das Ostras ou o festival de música do Vale do Café, entre tantos outros.
 
 
Pé na estrada
 
O mapeamento cultural do Estado vai percorrer todo o território fluminense para retratar e divulgar as riquezas e diversidades da cultura produzida no interior do estado do Rio. O projeto, realizado com patrocínio da Petrobras através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei do ICMS), será produzido pela Diadorim Ideias & Comunicação e disponibilizará textos, fotos e vídeos para o grande público, num esforço de catalogação inédito.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...