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Senac Rio Fashion Business: Fecomércio-RJ leva 78 marcas fluminenses para o evento
Pequenas empresas ganham catálogo exclusivo para as coleções outono-inverno
 
A 19ª edição do Senac Rio Fashion Business, maior bolsa de negócios de moda da América Latina, que acontece de 10 a 13 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro, contará com a criatividade e a moda sustentável de 78 marcas de pequenas e microempresas de 17 cidades do Rio de Janeiro. Elas fazem parte do Núcleo Criativo da Fecomércio-RJ, programa da instituição que tem por objetivo inserir a moda carioca e fluminense nos mercados nacional e internacional, por meio do desenvolvimento de soluções para o fortalecimento das empresas.
 
Cada um dos 15 estandes representa uma unidade do programa Núcleo Criativo. As marcas que apresentarão a milhares de compradores do Brasil suas coleções outono-inverno são as das cidades de Angra dos Reis, Araruama, Armação de Búzios, Barra do Piraí, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Miguel Pereira, Niterói, Nova Friburgo, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Teresópolis, Três Rios, Valença e Volta Redonda. Em relação à última mostra outono-inverno, em janeiro de 2011, houve aumento de 12 para 15 estandes (25%) de Núcleos Criativos.
Petrópolis apresenta 6 marcas na bolsa de negócios
Um dos grandes sucessos da bolsa de negócios da moda, o Núcleo Criativo de Petrópolis, da Fecomércio-RJ, marca sua quinta presença no Senac Rio Fashion Business, com seis marcas de moda feminina selecionadas pelo Sindicato de Comércio Varejista de Petrópolis. São elas a Empório Josephina, que estará pela quarta vez na Marina da Glória, a Mananciais, a Calabrote, e as estreantes Detonação, Off Rio, Branca Maria e Watercolor.
 
Catáligo de coleções - Para ampliar as oportunidades de as pequenas e microempresas gerarem negócios, a Fecomércio-RJ está patrocinando um catálogo de coleções para os Núcleos Criativos. Em formato de revista de moda, terá editoriais com os looks, além de apresentar os produtos que estarão expostos pelas marcas. Ao todo, serão impressos 10 mil exemplares para distribuição durante o evento. A produção do catálogo contou com a participação de instrutores de fotografia, maquiagem e cabelo do Senac Rio.
 
Inserção na moda - Os Núcleos Criativos foram criados em 2009 pela Fecomércio-RJ em parceria com os sindicatos de comércio de cada município. O programa desenvolve soluções para o fortalecimento das pequenas e microempresas de moda. Entre estas soluções, destacam-se a consultoria com profissionais especializados em moda e a capacitação, ao longo do ano, em temas de gestão empresarial.
 
Como lembra Orlando Diniz, presidente da Fecomércio-RJ, apoiadora do evento, a qualidade e a criatividade são as principais marcas da moda do Rio de Janeiro, um dos setores que mais emprega no estado e que tem a capacidade de promover a cultura e a identidade fluminenses: “Por meio da moda, promovemos pessoas empreendedoras, capazes de movimentar os mercados brasileiro e internacional com suas pequenas e microempresas. E, também, apostamos na constante qualificação dos profissionais que trabalham nas diversas atividades que compõem esta cadeia. É por este motivo que a Fecomércio-RJ apoia e o Senac Rio patrocina este importante evento do segmento. O Senac Rio Fashion Business é a grande vitrine dessa fantástica rede de competências que não para de criar e surpreender”, diz.
 
O mercado fluminense de moda envolve cerca de 201,3 mil empregos formais (4,9% do total do estado) e 47,2 mil estabelecimentos (9,0% do total do estado), segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. O comércio de bens, serviços e turismo é o principal empregador deste segmento no estado, responsável direto por aproximadamente 115,3 mil postos de trabalho. O segmento de serviços corresponde a 17,3% dos estabelecimentos e cerca de 12,8% dos empregos.
 
Destaques - Uma das apostas da 19ª edição do Senac Rio Fashion Business - assinala Luiz Felipe Rocha de Carvalho, coordenador de estilo dos Núcleos Criativos - é a moda infantil, segmento no qual empresas cariocas e fluminenses exportam para todo o Brasil. O estande voltado à moda para crianças contará com sete marcas – entre elas, a estreante carioca Minihumanos. 
 
Criatividade – O toque de criatividade fica por conta do uso de materiais recicláveis – madeira, garrafas de Pet, coador de café, sobras de tecido, fios e papel – e fibras naturais na confecção de bijous, bolsas, roupas e acessórios. Felipe Rocha chama a atenção ainda para os trabalhos de alguns dos 22 estreantes no evento, como as bolsas em fibras naturais da Associação de Artesãs de Valença, do Núcleo Criativo de Valença, também debutando, além das seis novas marcas selecionadas para o Núcleo Criativo de Três Rios e Miguel Pereira.
 
Evolução - Desde a primeira edição do Senac Rio Fashion Business, em maio de 2010, os Núcleos Criativos cresceram significativamente. E isso ocorreu, lembra Vanessa Rocha, coordenadora do programa, pelo aumento do número de unidades regionais e de empresas participantes.
 
Em maio de 2010, apresentaram-se 42 marcas de 14 cidades em oito Núcleos Criativos. Já a última mostra outono-inverno, em janeiro de 2011, contou com 12 Núcleos Criativos de 15 cidades e 51 marcas.  Em maio de 2011, a mostra primavera-verão teve a participação de 14 Núcleos Criativos, com 78 marcas.
 
Atualmente, o programa já está organizado em 16 núcleos, em parceria com o mesmo número de sindicatos regionais do comércio, e registra 155 empresas cadastradas. Vanessa Rocha acrescenta que a seleção para participar do Senac Rio Fashion Business é a parte final do criterioso processo de qualificação para a inserção da moda fluminense nos mercados nacional e internacional.
 
O Senac Rio Fashion Business é realizado e organizado pela Dupla Assessoria e a Escala Eventos, com patrocínio máster do Senac Rio, do Sebrae, da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Riotur, e da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, além do co-patrocínio dos Correios. O evento conta ainda com o apoio institucional do Sistema Fecomércio-RJ, do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), da Ajorio, do Sincojoias (Sindicato do Comércio Varejista  de Jóias  do Município do Rio de Janeiro), do Sincajor (Sindicato do Comércio Atacadista de Jóias e Relógios do Município do Rio de Janeiro), do SNCAPP (Sindicato Nacional do Comércio Atacadista de Pedras Preciosas) e do Jockey Club Brasileiro. A promoção é da Globo Rio.

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