materia . agenda do governador do estado do rio de janeiro em viaje a roma.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

JORNALISTA / APRESENTADOR
RUBENN DEAN PAUL ALWS
TEL.021.9337.4123
FACEBOOK.EDDIE MURPHY

Missão Oficial do Governador Sérgio Cabral a Roma
30 de março a 1º de abril


Cabral: Jornada Mundial da Juventude 2013 simbolizará Rio que reencontrou a paz
Governador e prefeito Eduardo Paes afirmam que, além da rede hoteleira, escolas públicas e residências servirão de hospedagem para os jovens peregrinos


ROMA – O governador Sérgio Cabral disse nesta sexta-feira (30/03) que a Jornada Mundial da Juventude de 2013 agregará grande valor à imagem do Rio de Janeiro, que vive um momento de retomada da paz para milhões de famílias. Cabral, acompanhado do prefeito Eduardo Paes e do arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, participou, nos arredores da capital italiana, do encerramento do Encontro Internacional de Delegados da Juventude, que tratou dos preparativos para a JMJ 2013.

– Nós encaramos a Jornada Mundial da Juventude 2013 como um evento muito positivo para o Rio de Janeiro por gerar não só benefícios econômicos e sociais nos dias em que será realizado como também por um benefício intangível e muito importante que é o da imagem perante o mundo. A imagem de uma cidade que resgatou a paz, que recuperou territórios antes dominados por criminosos, uma cidade que vem se encontrando com a pacificação. Por isso, a JMJ indo para o Rio agrega um valor extraordinário que não agregaria para qualquer outra cidade neste momento específico da história do Rio, de paz e pacificação para milhões de famílias – afirmou o governador.

O prefeito Eduardo Paes ressaltou que a presença dele e do governador neste encontro preparatório para a jornada de 2013 tem o objetivo de demonstrar o comprometimento do Rio de Janeiro com o sucesso da realização do evento. Paes afirmou que, além dos hotéis e equipamentos públicos, a juventude católica será acolhida nos lares dos cariocas.

– Os três níveis de governo e a arquidiocese estão trabalhando com organização e planejamento para garantir a infraestrutura necessária. Por exemplo, para a vigília com o Papa, que deve ser na Base Aérea de Santa Cruz, já será possível se locomover em um transporte de alta capacidade, o BRT da Transoeste, que a prefeitura inaugura ainda neste primeiro semestre. Em relação à hospedagem, os cariocas vão fazer o que sabem melhor: receber com gentileza os visitantes, mostrando como o Rio é aberto e solidário. Nenhum lugar do mundo tem a quantidade necessária de hotéis para um evento que deve atrair 4 milhões de pessoas, por isso, tenho certeza de que a nossa população, católica ou não, vai ter imenso prazer em abrir suas casas para receber essa garotada – disse o prefeito.

Mais cedo, Cabral e Paes deram entrevista à Rádio Vaticano. Inaugurada em 1931 pelo Papa Pio XI, a emissora oficial da Santa Sé transmite a sua programação em 40 idiomas para o mundo inteiro. O governador lembrou a importância da mobilização que está sendo feita para abrigar os milhões de fiéis esperados no Rio em 2013. Ele afirmou que as escolas da rede pública serão adaptadas para servir de hospedagem aos peregrinos.

– Eu acho que o grande segredo deste evento é a hospedagem solidária. Ela é que vai dar o conforto e a tranquilidade aos milhões de jovens peregrinos que chegarão ao nosso estado. Nós teremos não só hotéis, pousadas, albergues da juventude, pensões, mas também as casas, as igrejas. Além disso, a redes municipal e estadual de ensino têm estrutura para se adaptar como hospedagem provisória, assim como as universidades. Como ocorreu em Madri no ano passado, elas poderão se converter em hospedagem durante o período da JMJ – disse Cabral.

Na entrevista à rádio, Paes falou que o encontro dos jovens com o Cristo Redentor deve ser um dos momentos mais emocionantes durante o evento em 2013:

– Não tem cidade do mundo que homenageie o Cristo como o Rio. A figura do Redentor se confunde com a própria imagem da cidade, o que é uma honra para todos os cariocas. E, para ser carioca, basta gostar do Rio. Em 2013, teremos milhões de novos apaixonados pelo Rio espalhados pelo mundo a partir da experiência da JMJ. Depois de o Papa João Paulo II já ter se declarado carioca, tenho certeza de que Bento XVI também vai declarar o seu amor à nossa cidade – afirmou o prefeito.

A Jornada
A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II na metade da década de 80 com o objetivo de aproximar jovens do mundo inteiro do Evangelho e incentivar laços de amizade entre povos de diferentes culturas. Na programação, ocorrem missas, orações, palestras, apresentações musicais e de dança, além de uma grande vigília, quando o papa vai ao encontro dos jovens.

A JMJ teve a sua primeira edição em 1986, em Roma – que voltou a sediar o encontro em 2000. Outras dez cidades também já receberam o evento, com intervalos que variaram entre dois e três anos: Buenos Aires, na Argentina (1987); Santiago de Compostela, na Espanha (1989); Czestochowa, na Polônia (1991); Denver, nos Estados Unidos (1993); Manila, nas Filipinas (1995); Paris, na França (1997); Toronto, no Canadá (2002); Colônia, na Alemanha (2005); Sidney, na Austrália (2008); e Madri, na Espanha (2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...