A V Reunião do Fórum dos Secretários de Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, realizado nesta sexta-feira (09), no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultural Raul de Leoni, trouxe ao município 35 secretários da área, além de representantes do Ministério do Trabalho e dos governos Estadual e Federal totalizando 92 pessoas. Durante o evento, foram discutidas questões relacionadas à gestão compartilhada, qualificação profissional, programas de microcrédito e economia solidária e ações desenvolvidas pelo Comitê de Ações Emergenciais.
O prefeito Paulo Mustrangi, que abriu o evento, falou sobre a perspectiva positiva relacionada à empregabilidade em todo país e principalmente em Petrópolis. Para ele, “é necessário a qualificação profissional para que se preencham as lacunas deixadas no mercado”. Mustrangi salientou que a pareceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal, gera expectativas positivas para a cidade, através de programas de aprendizado voltado aos cidadãos.
As reuniões do fórum servem para que representantes dos municípios do estado do Rio de Janeiro possam cobrar e debater ações que direcionem ao aumento de empregabilidade e qualificação profissional.
“É importante que esses fóruns aconteçam porque só os municípios sabem suas demandas. Não adianta, por exemplo, criarmos cursos de petróleo e gás em Petrópolis, já que não é uma cidade litorânea. Temos que ter objetivos específicos voltadas para a cultura de cada cidade”, explicou o subsecretário de Atendimento ao Trabalho e Relações Trabalhistas, Wagner Montes Filho – na ocasião, representando o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Sérgio Zveiter.
        Já Carlo Simi, secretário de Políticas Públicas e Emprego do Ministério do Trabalho, disse que, atualmente, existem mais vagas de emprego do que pessoas que estejam preparadas para o trabalho. Simi, falou também que os fóruns tem sido essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas que visam estreitar e aprimorar o conhecimento dos diversos secretários, além de facilitar o relacionamento com o MT.
        O evento serviu, ainda, para que os diversos secretários de trabalho cobrassem um posicionamento sobre o ProJovem Trabalhador. Segundo as reclamações, vários projetos estão parados aguardando a liberação da verba. O secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), Luís Eduardo Peixoto, também cobrou a liberação do recurso e foi informado que a verba está sendo disponibilizada para efetivação dos projetos e que Petrópolis será contemplada, mas não informou quando.
        Peixoto fez uma apresentação sobre a tragédia de janeiro de 2011, explicando que, mesmo com os problemas que o município enfrentou decorrentes à catástrofe, a cidade teve aumento no número de geração de empregos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (CAGED).
        O próximo encontro irá acontecer no município de Seropédica dentro de 90 dias, onde novos temas serão abordados