GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE GOVERNO

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123

OPERAÇÃO LEI SECA PARTICIPA DE COMEMORAÇÃO DA ÁLCOOL ZERO NO ACRE

Ações do Rio de Janeiro foram apresentadas aos agentes no aniversário de um ano da operação acreana, que já adotou medidas do modelo fluminense


A Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo, foi a convidada especial no aniversário de um ano da Álcool Zero, campanha que alerta sobre a importância de nunca dirigir depois de beber no Acre. Representantes do programa do Rio de Janeiro participaram das comemorações em Rio Branco, nesta quinta-feira (29/03). Em palestra aos agentes da Álcool Zero, no Teatro Plácido de Castro, a equipe da Operação Lei Seca mostrou como funcionam as ações no Rio e os seus aspectos operacionais, administrativos e logísticos.

O modelo fluminense já vem servindo de exemplo para o trabalho no Acre. Desde que a comitiva acreana esteve no Rio para se reunir com a coordenação da Operação Lei Seca, em janeiro, algumas medidas foram adotadas no estado como os blimps (balões), as viaturas adesivadas e até o slogan “Colabore”. A Álcool Zero também passou a seguir o modelo de integração de vários órgãos como acontece no Governo do Rio, onde as ações contam com agentes da Secretaria de Governo, Polícia Militar e Detran.

- Durante a solenidade de comemoração, apresentamos aos integrantes da Álcool Zero e também às autoridades do Acre como funciona nosso trabalho no Rio de Janeiro. Eles já alcançaram bons resultados, conseguiram reduções significativas no número de acidentes e querem incrementar ainda mais as ações. As operações deles agora são muito parecidas com as nossas. O governador Tião Viana nos agradeceu a ajuda. É estimulante servir de exemplo e trocar experiências com outros estados – afirmou o coordenador da Operação Lei Seca, major Marco Andrade.

Os representantes da Operação Lei Seca também acompanharam a realização de uma blitz noturna no Acre. E os agentes da Álcool Zero ainda puderam saber mais sobre o trabalho de conscientização feito pela equipe de cadeirantes no Rio, que foi relatado por um dos integrantes da Operação Lei Seca.

Diversas comitivas já vieram ao Rio buscar a fórmula de sucesso da Operação Lei Seca. Programas semelhantes já foram implementados pelos governos de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rondônia. Outros oito estados estudam formas de replicar o programa do Governo do Rio.