materia do rio de janeiro ...região serrana.


GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
Região Serrana comemora queda de índices de criminalidade
Policiais se inspiraram nos bons números da capital para atingir metas no semestre passado

As políticas de segurança, como a polícia de proximidade, têm ajudado a reduzir a criminalidade também no interior fluminense. Inspirada nos bons resultados da capital, a 7ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), na Região Serrana, cumpriu no segundo semestre de 2011 as metas estabelecidas pela Secretaria de Segurança e ficou entre as mais bem colocadas do Sistema de Metas e Acompanhamento de Resultados.

A diminuição de roubos de veículos, letalidade violenta (homicídios dolosos, lesões corporais seguidas de morte, latrocínios e autos de resistência) e roubos de rua (roubos a transeunte, a coletivos e de aparelhos celulares) garantiu o prêmio de R$ 3 mil para os policiais da 7ª RISP, formada pelo 7º CPA (Comando de Policiamento de Área) e a 7ª DPA (Delegacia de Polícia Administrativa).

– A queda dos índices de criminalidade é resultado de um esforço conjunto entre as polícias Civil e Militar, que ajuda a identificar as manchas criminais nas cidades de forma rápida e eficiente – afirmou o diretor-presidente do ISP (Instituto de Segurança Pública), coronel Paulo Augusto Souza Teixeira.

As metas por semestre são de 6,83% para redução de letalidade; 5,07% para roubo de veículos e 4,44% para roubo de rua. No segundo semestre de 2011, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança este mês, foram registrados na 7ª RISP 45 casos de letalidade violenta, 34 de roubos de veículos e 170 de roubos de rua. No mesmo período de 2010, foram contabilizados 59 casos de letalidade violenta, 45 roubos de veículos e 182 roubos de rua.

– A polícia de proximidade, um novo conceito que a Secretaria de Segurança implantou e trabalha para aperfeiçoar, é fundamental para a redução de crimes. Esse conceito será estendido para o interior, que registra diminuição de casos de crimes estratégicos a cada ano – disse o coordenador de Análises da Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional, coronel Alexandre de Souza.

 Menos violência nas cidades integrantes

Para o comandante do 7º CPA, coronel James Barros, ações estratégicas na capital fluminense como a pacificação de comunidades e o aumento do policiamento ostensivo também refletem na segurança da RISP da Região Serrana, que inclui batalhões e delegacias das AISPs 11, 26, 30 e 38, em municípios como Petrópolis, Teresópolis, Três Rios, Nova Friburgo.

– Em Nova Friburgo, por exemplo, os casos de homicídios chegavam a 120 há mais de quatro anos, e hoje são 30. No semestre passado, todos os índices caíram graças às nossas ações de incentivo ao policial – disse o coronel James Barros, que já recebeu o prêmio do sistema de metas quando estava no comando do 29° BPM, em Itaperuna,
na Região Noroeste.

Índices de criminalidade da RISP 7
Julho a Dezembro de 2010      Julho a Dezembro 2011
Letalidade violenta                           59 casos                        45 casos
Roubos de veículos                          45 casos                        34 casos
Roubos de rua                                   182 casos                      170 casos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...