GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

jornalista / apresentador
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook.eddie murphy

Cursos universitários a distância oferecem mais de seis mil vagas

Oportunidades para 12 cursos de graduação estão distribuídos pelos 32 polos do estado

As inscrições para 6.081 vagas do vestibular do Consórcio Cederj, que reúne as principais instituições públicas de ensino superior do Rio de Janeiro, vão até o dia 20 de maio. Ao todo, são oferecidos 12 cursos de graduação a distância. Este é o maior número de vagas já oferecidas pelo consórcio.

Os interessados podem realizar as inscrições somente pela internet, na página www.vestibular.cederj.edu.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 45.

As oportunidades são para os cursos de Administração (665); Administração Pública (438); licenciaturas em Ciências Biológicas (880); em Física (405); em História (250); em Letras (300); em Matemática (783); em Pedagogia (763); em Química (248); e em Turismo (286); Tecnologia em Sistemas de Computação (813) e Tecnologia em Gestão de Turismo (250).

Mais possibilidades para alunos do interior

A distribuição das vagas pelos 32 polos existentes em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro pode ser consultada no link www.cederj.rj.gov.br.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o objetivo da Fundação Cecierj é levar ensino superior gratuito e de qualidade a todo o estado.

– O ensino a distância democratiza a educação. Moradores do interior passam a ter a mesma chance que os estudantes da capital de obter o diploma de graduação de uma instituição pública gratuita e de qualidade. Também é uma oportunidade para aqueles que trabalham de conciliar os estudos com a atividade profissional – disse o secretário.

Estudantes têm material didático

Nos cursos oferecidos pelo Cederj, o aluno conta com material didático especialmente elaborado para esta modalidade de ensino e necessita comparecer ao seu polo de matrícula, pelo menos, uma vez por mês. Na ocasião, é possível tirar dúvidas com os tutores que orientam os estudantes individualmente ou em grupo. Outra opção é a internet ou o telefone gratuito.

Iniciativa conta com 30 mil inscritos

O Consórcio Cederj pertence à Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), da Secretaria de Ciência e Tecnologia. A entidade conta, atualmente, com cerca de 30 mil alunos matriculados.

Entre as instituições parceiras estão a Universidade do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).