GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123

Rio Rural melhora a qualidade do café no Noroeste

A Secretaria de Agricultura está concluindo a instalação de 16 unidades de lavadores e descascadores de café nos municípios de Varre-Sai e Porciúncula, no Noroeste fluminense, beneficiando mais de 340 agricultores familiares do programa Rio Rural. A implantação destes equipamentos irá aumentar a qualidade do café, agregando 40% a mais no valor venal do produto.

As máquinas foram fornecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. A contrapartida dos produtores rurais é o pagamento da mão de obra utilizada para construção das unidades, cerca de R$ 7 mil, divididos entre as associações.

A instalação, que tem custo de R$ 30 mil por unidade, utiliza dois mil litros de água por dia em cada equipamento, com sistema de reaproveitamento em pastos e lavouras.

Descascadores aceleram a secagem

A cafeicultura é a principal atividade de Porciúncula, onde estão sendo instaladas sete unidades em duas microbacias, que atendem a 88 produtores. Morador da comunidade Arataca, Marcos Fernando Menezes é um dos beneficiados.

– Os descascadores aceleram a secagem, e isto diminui a fermentação do café, aumentando a qualidade do produto. Ganharemos mais tempo para realizar a colheita – disse Menezes.

Em Varre-Sai, maior produtor de café do estado, serão instaladas nove unidades em quatro microbacias.