GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

jornalista / apresentador
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook.eddie murphy

Transferência de renda retira 1,5 milhão de pessoas da miséria

Rio é o único estado do País a cumprir a meta de superação da pobreza extrema

O Rio de Janeiro comemora um avanço na redução da desigualdade social: é o único estado a cumprir a meta de superação da pobreza extrema no País. O governador Sérgio Cabral e a presidenta Dilma Rousseff celebraram ontem a retirada de 1,5 milhão de pessoas da miséria, através da integração dos programas de transferência de renda oferecidos pelas três esferas de governo: Bolsa Família, Renda Melhor e Cartão Família Carioca.

Lançado em 2011 em Japeri, Belford Roxo, São Gonçalo e Magé, o Rio Sem Miséria – do Governo do Estado – chegou a 52 municípios fluminenses em 2012, atendendo um milhão de pessoas. Já na capital, 500 mil pessoas são atendidas pelo Cartão Família Carioca, programa da Prefeitura do Rio.

– Não estamos ajudando só as famílias, mas também a economia das cidades, com a maior circulação de dinheiro – disse Cabral.

Rio Sem Miséria chegará aos 92 municípios em 2014

Para a presidenta Dilma, a grande diferença desses programas é o contato direto dos governos com a população.

– Acabamos com o intermediário entre o Estado e quem recebe o benefício, garantindo cidadania – disse a presidenta.

Até 2014, o Rio Sem Miséria atenderá os 92 municípios do Rio. Quem já vive uma realidade diferente só tem a comemorar.

– Recebia R$ 190 do Bolsa Família e, agora, mais R$ 300 do Renda Melhor. Vou investir na minha casa – disse a ex-catadora de lixo Sonia de Oliveira, de 59 anos, moradora de Itaguaí e beneficiária de número 1 milhão do Renda Melhor.

Vida nova com o Renda Melhor
O Rio Sem Miséria tem como objetivo aumentar a renda das famílias que vivem em situação de extrema pobreza, além de incentivar os jovens a concluírem o Ensino Médio. As famílias beneficiadas já sentem a diferença que essa complementação de renda faz. É o caso de Damiana de Araújo, 36 anos. Mãe de oito filhos, a moradora de São Gonçalo foi uma das primeiras a receber o benefício.

– Não tem nada pior para uma mãe do que ver o filho com fome e não ter o que dar. Agora, sempre tem comida na mesa e todos os meus filhos estão na escola – disse a faxineira.

Além do Renda Melhor e do Renda Melhor Jovem, o Rio Sem Miséria ainda ajuda essas famílias a se aproximarem das oportunidades que estão sendo geradas pelo crescimento do estado, além de contar com acompanhamento familiar.