GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

 jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123

Município de Bom Jardim realiza o primeiro simulado com sirenes

Secretaria de Defesa Civil irá estender o programa para todas as cidades do estado até 2014

A cidade de Bom Jardim recebeu o Sistema de Alerta e Alarme, da Secretaria de Defesa Civil, no domingo (26/4). A ação fechou o ciclo desta primeira etapa, que priorizou os municípios da Região Serrana mais afetados pelas enchentes de janeiro de 2011. O plano é estender o programa para todas as cidades do estado. O sistema já foi testado em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.

Agentes estaduais e municipais de Defesa Civil aplicaram o primeiro exercício simulado do sistema, que visa preservar vidas de moradores em áreas de extremo risco de acidentes geológicos e hidrológicos, no Centro e no bairro de São Miguel. Bom Jardim recebeu conjuntos de sirenes em mais sete comunidades mapeadas. Lideranças e agentes comunitários foram treinados pela Defesa Civil estadual para realizar os procedimentos de evacuação de moradores em caso de alerta de temporais. Também receberam kits com capas de chuva, lanternas e material de primeiros socorros.

A dona de casa Iza Jasmim da Rosa, 70 anos, que nasceu e mora no bairro de São Miguel, comemorou a iniciativa.

– Estou aliviada com este programa maravilhoso que implantou as sirenes – disse Iza.

No total, o estado implantou o sistema de sirenes em 48 comunidades: além das oito de Bom Jardim, 20 em Nova Friburgo, 10 em Teresópolis e 10 em Petrópolis. O projeto piloto na Região Serrana, que custou quase R$ 5 milhões, servirá de experiência para a expansão no estado até 2014.

Rio é pioneiro na Implantação

As simulações do sistema integram o cronograma definido pelo Centro Estadual de Administração de Desastres, que tem por objetivo esclarecer a população sobre os procedimentos de evacuação em situações emergenciais causadas por chuvas.

As secretarias municipais de Defesa Civil ficarão encarregadas de realizar, a partir deste mês, uma avaliação funcional dos equipamentos sempre às 10h do dia 10 de cada mês, além de treinar periodicamente as comunidades.
Segundo o superintendente da Defesa Civil, coronel Luiz Guilherme Santos, o estado é o pioneiro no Brasil na implantação deste tipo de sistema de alerta.

– Sua eficiência já foi comprovada em outros lugares do mundo, como Bogotá e Medellin, na Colômbia, Santiago, no Chile, além de Tóquio e outras cidades japonesas, que também convivem com o risco de desabamento provocado por terremotos ou outros acidentes naturais – afirmou o superintendente.