GOVERNO DEBATERÁ
GESTÃO METROPOLITANA

Discutir a modelagem do projeto de gestão metropolitana. Essa é a proposta do ciclo de debates Diálogos Metropolitanos, que o governo estadual inaugura nesta quinta-feira (31/05), das 8h às 18h, no auditório da Secretaria estadual de Fazenda, na Avenida Presidente Vargas, 670, 20º andar, no Centro. A idéia é discutir os temas de interconexão na região e buscar soluções que atendam a todos os municípios e criem um melhor fluxo de funcionamento.

O primeiro tema debatido será Mobilidade e Modelagem Metropolitana, com apresentação de experiências nacionais e estrangeiras. Segundo o subsecretário de Urbanismo, Vicente Loureiro, esse é um desdobramento do Rio Metrópole, onde o estado e os municípios estarão avaliando as capacidades de cada um na construção de uma política integrada de desenvolvimento e mobilidade. Loureiro lembrou que nos próximos 15 anos a Região Metropolitana deve gerar cerca de 1,5 milhão de empregos e é necessário preparar os municípios para enfrentar esse desafio.

- Estamos buscando preparar a região metropolitana para o desenvolvimento por que vem passando a área. Durante anos esquecida, a expectativa é de uma grande concentração de investimentos nos próximos anos, o que torna imperativo o planejamento de setores como transportes, saneamento e habitação, entre outros – frisou Loureiro.

Até o final do ano a expectativa é de que o estado tenha um modelo de gestão capaz de atender a um crescimento cada vez maior de seu entorno. Esse plano de diretrizes estratégicas deve ser formulado por um Comitê de estratégias Metropolitanas, coordenado pelo vice-governador e coordenador de Infraestrutura do estado, Luiz Fernando Pezão, e levar em consideração projetos estruturantes e não apenas obras.

Entre os especialistas que discutirão os projetos de mobilidade estão secretários de São Paulo, Belo Horizonte, além de Michael Kodransky, gerente de política urbanas do Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento de Nova Iorque; e Javier Aldecoa, subdiretor de intermodalidades e concessões de obras públicas do Consórcio Regional de Transportes de Madrid.

Pelo governo estadual participam, além do vice-governador, os secretários de Obras, Hudson Braga; de Transportes, Julio Lopes; de Fazenda, Renato Vilella; de Habitação, Rafael Picciani; de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno; e de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto

jornalista / apresentação
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
facebook.eddie murphy