materia do rio de janeiro

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tels.021.9337.4123 / 021.8125.9534
facebook.eddie murphy 


Rio mostra sua nova realidade em eventos internacionais

Números apontam que capital deixou de ser referência de violência no País


Os grandes eventos programados para os próximos quatro anos devem consolidar o conceito da pacificação e apresentar ao mundo a nova realidade do Rio de Janeiro: a de uma cidade segura. Para isso, a estratégia da Secretaria de Segurança está focada em cinco pilares: planejamento, capacitação, tecnologia, inteligência e logística. Para tratar exclusivamente desse trabalho, será criada a Subsecretaria de Segurança para Grandes Eventos, que terá caráter temporário e deverá ser mantida até as Olimpíadas de 2016.

Um dos principais objetivos é apresentar, até a Copa de 2014, índices de criminalidade considerados adequados, segundo parâmetros internacionais. Por isso, as polícias já trabalham com metas a serem cumpridas a fim de garantir melhoria na qualidade do serviço prestado. Os números já comprovam mudança expressiva na área de segurança. Segundo dados do Mapa da Violência no Brasil, a cidade do Rio caiu no ranking nacional das capitais do 6º lugar, em 2000, para o 23º, em 2011.

– O Rio deixou de ser referência de violência no País há muito tempo. A gente conta com a visibilidade internacional para alavancar esse conceito de cidade segura. Queremos que o visitante se surpreenda positivamente – afirmou o superintendente de Planejamento Operacional da Secretaria de Segurança, Roberto Alzir.

A Secretaria de Segurança busca ainda experiências bem-sucedidas em países que já sediaram grandes eventos. Um dos destaques entre os treinamentos especiais é o antibombas.

Projetos integram unidades de polícia

Entre os 18 projetos desenvolvidos pela Polícia Militar, estão a reestruturação do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas e monitoramento por câmeras de pontos turísticos e consulados. Além disso, a construção do Centro de Operações Policiais Especiais vai reunir diversas unidades da PM, às margens da Avenida Brasil. A obra deve ficar pronta em 2014.

Já as unidades especializadas da Polícia Civil ficarão reunidas na Cidade da Polícia, próximo à comunidade do Jacarezinho. Com custo de cerca de R$ 60 milhões, as obras devem ser concluídas no segundo semestre deste ano. Outro projeto é o Centro Integrado de Comando e Controle, que permitirá procedimentos integrados entre as polícias e bombeiros, além de abrigar gabinete para gestão de crises e planejamento de eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...