GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Taxa média de aprovação de alunos no Rio é uma das que mais crescem no País

Rede estadual apresentou aumento de 5% no índice, o terceiro melhor resultado em todo o Brasil

O Rio de Janeiro foi um dos três estados do País onde a taxa média de aprovação mais cresceu, de acordo com a Secretaria de Educação. O índice servirá de base para o cálculo Indicador de Fluxo Escolar e, por conseguinte, do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Entre 2009 e 2011, considerando todos os estados do Brasil, a rede do Estado do Rio apresentou a terceira mais significativa melhora em termos de taxa média de aprovação. No Ensino Médio, o aumento na taxa de aprovação da rede estadual do Rio foi de 5%, o terceiro melhor resultado nacional.

 – Estamos em um caminho de melhoras e crescimento. Evoluímos e temos que evoluir muito mais. Mas figuramos entre os três que mais cresceram. Agora, é analisar os dados e trabalhar por mais avanços – disse o secretário de Educação, Wilson Risolia.

Comparando o desempenho da rede estadual com as redes públicas e privadas do Estado do Rio, a melhora em taxa de aprovação foi mais acentuada (0,5%). A redução do abandono (queda de 4,1%) foi mais significativa do que a redução da reprovação (queda de 1,2%).

Bons resultados também no Ensino Fundamental

Na rede estadual, a 1ª série foi a que demonstrou maior progresso no Ensino Médio, a despeito de ser a que apresenta o menor índice de aprovação em todos os estados. Nela, o aumento na taxa de aprovação chegou a 5,6%, o que colocou o Rio na posição de terceiro melhor estado em termos de progresso na taxa de aprovação desta série.

No Ensino Fundamental, o aumento na taxa de aprovação também foi de cerca de 5%, o segundo maior crescimento do País. A melhora neste índice da rede estadual foi maior do que a observada na rede pública do estado como um todo, que aumentou, entre 2009 e 2001, 4,4%. Também foi maior do que o aumento de 3,9% observado no conjunto total do estado (junção das redes privada e pública).

A taxa de reprovação do Ensino Fundamental da rede estadual caiu 3,6% e, novamente, foi a terceira melhora mais significativa do País. Já a taxa de abandono caiu 1,3%. Isso significa que, na rede estadual, os alunos estão abandonando menos a escola, principalmente por causa do menor índice de repetência.

JORNALISTA
APRESENTADOR
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123 / 021.8125.9534
FACEBOOK.EDDIE MURPHY

Números do período 2009-2011 mostram evolução:

Ensino Médio

Taxa de Aprovação – Crescimento de 5%
Taxa de Abandono – Redução de 4,1%
Taxa de Reprovação – Redução de 1,2%

Ensino Fundamental

Taxa de Aprovação – Crescimento de 5%
Taxa de Reprovação – Redução de 3,6%
Taxa de Abandono – Redução de 1,3%