Município marca presença na Rio+20

Na última sexta-feira, dia 22, o coordenador de Comitê de Ações Emergenciais, Luís Eduardo Peixoto, esteve presente no Fórum Empresarial Rio+20. No evento, que aconteceu no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, em paralelo à Conferência das Nações Unidades sobre o Desenvolvimento Sustentável, Peixoto falou sobre as ações ambientais em Petrópolis e a atuação após as chuvas de janeiro de 2011.

O coordenador geral do Fórum Empresarial da Rio+20, Francisco Carrera, explicou que o objetivo do encontro é unir as iniciativas que possam ser consideradas tanto conceituais, quanto práticas “Economia Verde”. “As ações que o município vem realizando, principalmente após as tragédias que ocorreram na cidade, são um componente da ideia da Rio+20. O conceito que o evento traz hoje é de educação para transição, de transição para economia verde, governança socioambiental e geração de empregabilidade, elementos que Petrópolis vem trabalhando”, declarou Carrera.

A principal finalidade do Fórum Empresarial RIO+20 é reunir experiências para a construção de um banco de dados que será encaminhado ao diretor executivo da Divisão de Desenvolvimento Sustentável do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU. Esta iniciativa atende integralmente um dos principais temas da RIO+20: A Economia Verde no contexto do Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza”.

Durante o encontro, Peixoto fez um breve retrospecto do município, lembrando sua história e os problemas causados pelo crescimento desordenado. O coordenador ressaltou que “sem a participação efetiva da sociedade civil e do empresariado, não há como fazer políticas públicas que ajudem a solucionar muitos dos problemas enfrentados em Petrópolis”, e ressaltou “temos que assumir nossa responsabilidade social e de preservação ambiental”.

A psicóloga petropolitana Juliana Gonçalves, mora há oito anos no Rio de Janeiro e esteve na palestra. “Fiquei surpresa, vim aqui com outro intuito e acabei assistindo a apresentação do Peixoto. Sem dúvidas o crescimento desordenado é um grande problema enfrentado pelo município. Para mim, que sempre subo a Serra, percebo essas mudanças, principalmente em Itaipava, que é onde minha família mora. É importante que iniciativas sejam tomadas para combater o aumento no número de casas em locais perigosos, para que mais famílias não acabem sendo vítimas de chuvas como a de janeiro do ano passado”, destacou Juliana.

Peixoto finalizou palestra com uma recomendação: “se você tem planos pessoais de realização de vida e projetos que envolva um curto tempo, plante uma árvore. Mas, se o seu plano for desfrutar de suas conquistas com a sua família e envelhecer com dignidade, então, preserve todo o Meio Ambiente, pois isso significa um compromisso com a sua vida e a dos que o cercam”.

materia de petropolis
rio de janeiro

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
facebook.eddie murphy