GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
tel.021.9337.4123 

Hidrelétrica abastecerá 50 mil residências


Uma hidrelétrica com capacidade para produzir mais de 25 megawatts de energia limpa e renovável foi inaugurada ontem no município de Paracambi, na Região Metropolitana. O empreendimento irá abastecer 50 mil residências. Com investimento de R$ 200 milhões, a usina da Light e da Cemig (Companhia Elétrica de Minas Gerais) atende também às cidades de Itaguaí e Piraí, no Sul fluminense, aumentando a autossuficiência energética do Estado do Rio.

De acordo com o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, a iniciativa assegura o desenvolvimento socioeconômico dos municípios fluminenses beneficiados.

– Acompanhei essa obra desde o início. Sei da importância desse empreendimento para Paracambi, Itaguaí e Piraí, garantindo geração de emprego e renda aos moradores dessas cidades. Não há estado no Brasil que precise tanto de energia quanto o Rio de Janeiro, devido à grande carteira de investimentos – afirmou o vice-governador.

Construída em dois anos e seis meses, a usina de Paracambi faz parte do complexo de Lajes, formado pelas hidrelétricas de Fontes Nova, Nilo Peçanha e Pereira Passos. A chamada Pequena Central Hidrelétrica conta com uma área total de reservatório de água de três quilômetros quadrados. Por ser de pequeno porte e estar próxima ao consumidor, a hidrelétrica reduz o custo de transmissão e garante uma maior estabilidade do fornecimento de energia elétrica.

Ambiente cria consórcio

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, e os prefeitos de seis municípios da Baixada Fluminense participaram, ontem, de cerimônia para a formação de consórcio público de gestão dos resíduos sólidos da construção civil. A estimativa da secretaria é de que diariamente são produzidas 3,5 mil toneladas de resíduos de construção civil, volume superior ao da geração diária de lixo domiciliar.

O objetivo do consórcio é fazer com que este material seja depositado em 107 ecopontos para a captação do entulho descartado por pequenos geradores. Cerca de 3 milhões de moradores serão beneficiados com a iniciativa.

– Essa união transforma problema em solução e resíduo em material reciclado – afirmou Minc.