GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

JORNALISTA / APRESENTADOR
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
FACEBOOK.EDDIE MURPHY 

Gestantes da Baixada Fluminense visitam hospital estadual

Unidade em Mesquita terá capacidade para realizar 9 mil consultas e 600 partos por mês


O Hospital Estadual da Mãe de Mesquita, que será inaugurado amanhã, recebeu hoje suas prováveis futuras pacientes. Um grupo de grávidas do município foi convidado para conhecer a unidade num café da manhã com o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes. Elas caminharam por todas as instalações, conheceram as salas de parto, a UTI neonatal e o berçário.

Com capacidade para realizar 9 mil consultas e 600 partos por mês, o Hospital da Mãe vai funcionar com ambulatório de atendimento pré-natal e  maternidade para partos de baixa e média complexidades para moradoras da Baixada Fluminense.  Ao todo, serão 70 leitos de internação, 8 leitos de UTI Neonatal, 12 salas de preparação para o parto, além de leitos de recuperação pós-anestesia, assistência a recém-nascidos e centros cirúrgicos.

– As mães que realizarem o pré-natal aqui vão fazer esta mesma visita para conhecer o lugar onde terão seus filhos e terem a certeza de que serão bem atendidas – disse o secretário Sérgio Côrtes.

Nascida e criada em Mesquita, a professora de educação física Angelina de Oliveira, de 29 anos, passou uma temporada no Nordeste e voltou ao Rio para ter o bebê ao lado da família.

– Houve momentos da visita em que fiquei emocionada. Nunca imaginei que teria um espaço como esse aqui, na Baixada – afirmou Angelina, que está no quinto mês de gestação.

O Hospital da Mãe também vai oferecer atendimento especial para mães adolescentes, planejamento familiar, Núcleo de Registro Civil de Pessoas Naturais, lactário e grupo de orientação sobre cuidados básicos neonatais.

Aos 9 meses de gestação, Michele Ferreira, de 24 anos, destacou a importância do pré-natal, que será feito na unidade estadual.

– Esse é o meu primeiro filho. A gente tem muitas dúvidas sobre as mudanças no nosso corpo e os desafios até a hora do parto – disse a dona de casa.