GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
facebook.eddie murphy 

Renda Melhor Jovem incentiva Estudantes

Alunos incluídos no programa comemoram melhorias e fazem planos para o futuro


Quarenta minutos de caminhada numa estrada de terra até o ponto de ônibus. Após o tempo de espera, mais dez minutos de viagem no coletivo. Esse é o trajeto diário que Tamires Pereira Silva percorre para chegar ao Colégio Estadual Alice Paccini Gelio, onde cursa o 3º ano do Ensino Médio.

A distância não desanima a jovem, moradora de Vila Paulínia, bairro da periferia de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O objetivo é maior: concluir os estudos. Mas nem sempre foi assim. Tamires chegou a ser reprovada no colégio por falta.

– Ela ficou desanimada com os estudos, não se esforçava nos trabalhos – disse a mãe Maria Pereira Silva.

A desmotivação acabou após a inclusão no Renda Melhor Jovem, poupança-escola anual destinada aos jovens integrantes das famílias beneficiadas pelo Renda Melhor e matriculados na rede estadual de ensino. Ao todo, o estudante pode receber até R$ 3 mil.

– Quero fazer um curso de informática e começar a trabalhar. Tenho amigos que voltaram para a escola para não perder essa chance – afirmou Tamires.

Anualmente, os estudantes incluídos no programa poderão sacar 30% do benefício, mas é preciso ter bom desempenho.

– O programa incentiva os estudantes a permanecerem na escola e os ajuda a ter confiança no futuro, além de contribuir para a melhoria social. O aluno tem que estar frequentando as aulas, fazer as avaliações e passar de ano – disse o secretário de Educação, Wilson Risolia.

As melhorias também chegaram à casa de Tatiane Pereira de Azevedo, de 17 anos, que vive com a mãe, o padrasto, o irmão e a cunhada. Moradora do bairro Alecrim, em Japeri, a jovem está cursando o 3º ano do Ensino Médio no Ciep Gilson Amado.

– Quero usar o dinheiro do Renda Melhor Jovem para entrar na faculdade. Pretendo fazer veterinária – afirmou Tatiane.

As contas em que serão depositadas as poupanças-escola do Renda Melhor Jovem começaram a ser abertas no início de junho em agências do Banco do Brasil. Até 2013, serão beneficiados 65 mil alunos.

Poupança-escola chegou na hora certa

Moradores de Boaçu, em São Gonçalo, os irmãos Lucas e Roberta, de 16 anos, compartilham o desejo de um futuro melhor. Os dois são alunos do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Santos Dias e foram selecionados para receber o Renda Melhor Jovem.

– Não falto às aulas e gosto de estudar. Pretendo usar esse dinheiro para continuar meus estudos. Minha área preferida é informática – disse Roberta.

Nos últimos meses, as melhorias dentro de casa também servem de incentivo para os jovens. A família recebe o Renda Melhor e, com o benefício, a mãe dos jovens, Wilza Carla Dias da Costa, comprou eletrodomésticos e um computador. Além disso, vai iniciar a construção de mais dois quartos na casa, já que Lucas e Roberta ainda dormem com a mãe por falta de espaço. Aos 47 anos e com problemas de coração, Wilza comemora a oportunidade.

– Antes, eu não conseguia comprar o material escolar porque a prioridade era a comida – disse a mãe