Equipe da Comdep participa da Rio+20

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook.
eddie murphy

Um grupo de quatro funcionários dos setores financeiro e administrativo da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) participou, na última quarta-feira (13), do primeiro dia da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A equipe conheceu o espaço Humanidade 2012, que acontece no Forte Copacabana até o dia 22 de junho.
O local de convivência abriga exposições, objetos e instalações artísticas abertos a visitação. O objetivo da iniciativa é informar e promover a reflexão voltada para os temas do evento: a economia verde e o desenvolvimento sustentável.
A equipe da Comdep teve a oportunidade de visitar os stands e conhecer, de forma lúdica e interativa, mais sobre assuntos como conscientização ambiental, coleta seletiva, desmatamento, consumo e tecnologia.
“Através de uma visão filosófica e humana, vimos como a tecnologia veio para melhorar e nos auxiliar na relação com a natureza. Foi uma experiência vibrante e rica, uma verdadeira biodiversidade cultural”, conta Cláudia Freitas, que participou da comitiva promovida pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), responsável pelo espaço em parceria com a Fiesp e a Prefeitura do Rio de Janeiro.
Para o presidente da Comdep, Eli da Luz, foi mais uma chance de adquirir novos conhecimentos a serem aplicados em prol do meio ambiente na cidade. “Petrópolis já conta com iniciativas voltadas à preservação da natureza e dos recursos não-renováveis. Um exemplo disso é o programa Coleta Seletiva Porta a Porta, que destinou mais de um milhão de quilos de lixo às cooperativas, ao invés de irem para o aterro sanitário. Eventos como este são certamente uma oportunidade de conhecer mais para aprimorar o que já é feito no município e buscar novas perspectivas, sempre tendo em vista o desenvolvimento sustentável”, avalia.
A Conferência volta ao Rio de Janeiro 20 anos após a realização da Eco 92 com o propósito de avaliar o progresso alcançado nas últimas décadas nas questões ambientais, bem como colocar em pauta novos temas ligados ao assunto. O evento acontece até o dia 22 com palestras, mostras e debates, entre outras atrações.