GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123


Promessas do esporte treinam de olho nas Olimpíadas do Rio

Com o apoio do Governo do Estado, jovens atletas sonham com medalhas nos Jogos de 2016


Quatro anos pode parecer um período distante, mas para quem vive do esporte, 2016 está logo ali. Hoje é dia de cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres, mas para jovens talentos de diversas modalidades, o foco já é nos Jogos do Rio de Janeiro. A última reportagem da série Rio Olímpico, mostra atletas, que com o apoio do Governo do Estado, dedicam muitas horas aos treinamentos diários em busca dos movimentos perfeitos.

No saibro das quadras de tênis, Maria Clara Lima da Silva, de 14 anos, começou a bater as suas primeiras bolas quando tinha apenas 5 anos. Filha de treinador e professor da modalidade, aos 9 anos, pediu para disputar torneios.

– O Novo Rio Open foi o primeiro. Fui eliminada na primeira rodada. No segundo parei na semifinal e no terceiro fui campeã. Hoje, sou a primeira do ranking do Rio de Janeiro e estou entre as dez do Brasil e da América do Sul. O objetivo é chegar às Olimpíadas e disputar torneios do Grand Slam – disse Maria Clara.

A tenista recebe o bolsa-atleta, apoio dado através da Secretaria de Esporte e Lazer, e faz parte do projeto Rio-Tênis. Outra promessa é Andressa Mendes que por pouco não fez sua estreia nos Jogos esse ano. Ela participou das seletivas e ficou em sexto lugar, faltando apenas uma colocação para fazer parte da equipe de saltos ornamentais.

A jovem treina no Parque Aquático Júlio de Lamare e a sua especialidade é a plataforma de 10 metros. A primeira competição internacional foi o Pan-Americano de Guadalajara, em 2011. Aos 15 anos, ela é uma das revelações brasileiras da modalidade e vai embarcar para Londres no próximo dia 4.

– O comitê olímpico leva atletas para sentir o clima da Olimpíada. Estou trabalhando para que chegue a minha vez de participar da competição em 2016 – afirmou.

Judô revela Talentos

Em uma parceria do Estado com o Instituto Reação, do ex-judoca Flávio Canto, talentos do judô estão sendo formados. Para 2016, a expectativa é que atletas saídos dos tatames da Cidade de Deus e da Rocinha disputem os Jogos.

Na Copa do Mundo disputada em Buenos Aires, Igor Pereira (-73 kg) e Jéssica Pereira (-52 kg) conquistaram o ouro; Matheus Machado (-73 kg) e Jessica Henrique (-48 kg) levaram a prata; e Maria Eduarda Gonçalves (-48 kg), Raquel Silva (-52 kg) e Osvaldo Pereira (-90 kg) ficaram com o bronze.