GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
facebook. eddie murphy 

Operários do Maracanã ajudam a construir nova página do esporte

Ao todo, 5,5 mil trabalhadores atuam dia e noite para garantir a modernização do estádio


Às 4h, Filipe da Costa Silva, de 28 anos, já está pronto para começar sua viagem de Maricá, na Região Metropolitana, rumo ao trabalho, no canteiro de obras do Maracanã. O orgulho e a dedicação de Filipe são características dos 5,5 mil operários que trabalham na modernização do estádio. Líder eletricista na reforma, ele é a segunda geração da família de operários do estádio Jornalista Mário Filho. Há 64 anos, era o avô dele – já falecido – que cumpria a rotina.

– Quando vim trabalhar no Maracanã, meu pai me falou que meu avô foi pedreiro na construção. Fico muito orgulhoso de fazer parte da modernização do lugar que ele ajudou a colocar em pé – disse.

Atualmente, a obra conta com cerca de 250 frentes de trabalho, e o turno da noite foi reforçado para garantir o cumprimento do cronograma. Entre os milhares de operários, há os que estejam dando os primeiros passos no mercado de trabalho. É o caso de Carlos Almeida de Oliveira, de 21 anos, que concluiu o curso de formação e foi trabalhar como eletrotécnico na reforma, há seis meses.

– Estou feliz de trabalhar aqui e poder dizer que meu primeiro emprego na área foi a reforma do Maracanã – afirmou Carlos. Mas o dia na obra não se resume a trabalho.

Após almoçar no refeitório que atende os 5,5 mil operários de segunda a sexta-feira, os trabalhadores têm acesso à área de convivência. Todos podem utilizar o espaço, que fica aberto das 11h às 13h30, e escolher entre assistir a TV e desafiar os companheiros no pingue-pongue, nas cartas ou no totó. Com o futebol sempre presente.

– Torço para o Flamengo, e no intervalo sempre acabamos discutindo sobre os jogos – disse Filipe.

Banheiros e lounges começam a ganhar forma

Os camarotes e banheiros do Maracanã começam a ganhar forma. Ao todo, a Secretaria de Obras, por intermédio da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop), construirá 231 banheiros. O espaço começou a receber pisos, revestimentos e bancadas. Os lounges dos 110 camarotes, que terão capacidade para 25 torcedores cada um, também já estão sendo construídos.

Alguns equipamentos são preparados para resistir a ações de vandalismo. Nos banheiros, por exemplo, as luminárias serão protegidas por tela, e o chão e as paredes serão fortalecidos com material antiácido e anticorrosivo. Além disso, o estádio será monitorado por 320 câmeras. Também estão em ritmo avançado as áreas de alvenaria dos bares, que ficarão mais próximos aos banheiros e às arquibancadas.

Ao todo, em cinco pavimentos, serão 60 bares, o que representa mais do que o dobro dos atuais 24 instalados. O processo de retirada do aterro para a instalação da irrigação e drenagem do campo foi iniciado, e a construção das quatro torres de circulação, que conectarão o térreo aos pavimentos superiores, está na reta final.