GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy 


Rio divulga produção artística durante as Olimpíadas de Londres

Além de 30 artistas do estado, evento paralelo aos Jogos terá festival de cinema

Trinta artistas do Estado do Rio ocupam palcos, instituições, cinemas, museus, praças e ruas de Londres até o dia 3 de agosto. As apresentações integram a Rio Occupation London (ROL), projeto da Secretaria de Cultura que acontece em paralelo aos Jogos Olímpicos. A ROL faz parte do Festival Londres 2012, o braço cultural oficial das Olimpíadas, que tem o patrocínio do Governo do Estado e da Petrobras.  O objetivo é mostrar o melhor da arte brasileira contemporânea e criar um elo cultural entre Londres e Rio, as cidades olímpicas de 2012 e 2016.

Evento de abertura bate recorde de público                       

Os artistas selecionados ficarão durante um mês em Londres, onde trocam experiências e fecham seus projetos, todos inéditos, que já vem sendo desenvolvidos há alguns meses. As apresentações são gratuitas e realizadas em diversas instituições culturais importantes. Os artistas contam, ainda, com o apoio de produtores locais e a colaboração de artistas londrinos.

A ocupação também chegará aos cinemas da capital inglesa. Durante a mostra Occupation Onscreen – The New Cinema from Rio, serão exibidas 40 produções da nova geração de cineastas do Rio de Janeiro. Ao todo, são oito documentários, 12 longas de ficção e 20 curtas-metragens.

– A ocupação nasceu a partir de convite da direção da Cultural Olympiad, para que o Governo do Estado preparasse um projeto para participar do London 2012. Essa parceria reforçará as relações culturais internacionais do Rio, promovendo uma visão dinâmica, atraente e contemporânea do estado, estabelecendo um cenário mundial para apresentar uma amostra do melhor da nova arte brasileira – disse a secretária de Cultura, Adriana Rattes.

No último fim de semana aconteceu o primeiro de vários eventos coletivos da ROL. Um público recorde para o local, mais de 400 pessoas, assistiu a cinco horas de arte digital, música e performances num dos principais eixos artísticos da capital inglesa, o Rich Mix. A arte do Rio de Janeiro também ocupará os lares londrinos. Os jornais locais já publicam anúncios pedindo que os interessados em receber em sua casa uma apresentação artística brasileira procurassem a produção do evento.