RIO 2016 / OLIMPIADAS NO RIO DE JANEIRO ...RIO LONDRES.

Rio 2016™ lança fonte inspirada no logotipo e começa a construir a identidade visual dos Jogos

Foram 8 meses até a criação dos 5448 caracteres que carregam a essência da marca dos Jogos Rio 2016™
 
jornalista / apresentador
rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy

O desenvolvimento da fonte proprietária, que será utilizada em mensagens-chave dos Jogos, foi fruto de um trabalho global. Sua criação foi inspirada nas letras e números do logotipo Rio 2016™ e na essência dos Jogos, paixão e transformação, que une as marcas olímpica e paralímpica.

O conceito tipográfico é assinado pela equipe brasileira da Dalton Maag, uma das maiores empresas de design de fontes do mundo, que trabalhou em conjunto com o estúdio de Londres, na etapa de engenharia da fonte. O consultor brasileiro Gustavo Soares, especialista em tipografia, foi contratado para ser a interface técnica entre a equipe de Design do Rio 2016™ e a Dalton Maag Brasil.

Como diferentes fontes poderiam ser criadas a partir do logotipo, a equipe utilizou a essência da marca Rio 2016™ como parâmetro para a escolha do conceito de design final. No total, foram realizados 23 estudos, em 8 meses de trabalho, até a criação dos 5448 caracteres. Os conceitos da marca Rio 2016™ deveriam estar presentes desde o desenho de cada acento até a forma das ligaturas.

Além disso, um olhar atento à cidade do Rio de Janeiro também foi inspiração para o grupo. O calçadão de Copacabana está presente nas letras 'm' e 'n' e a letra 'r' lembra a Pedra da Gávea. As letras são desenhadas com um único traço contínuo, num movimento ágil e fluido para sugerir o movimento dos atletas. Ao mesmo tempo, a variedade das curvas que está presente nas letras traduz a paisagem carioca.

Fábio Hagg, designer da Dalton Maag, destaca o aspecto de legado para o mercado brasileiro de design: “Como brasileiro apaixonado por tipografia, projetar a fonte para o Rio 2016™ foi um trabalho dos sonhos. Além disso, este é um marco importante para o design no Brasil – é um ótimo exemplo de como os type designers podem trabalhar em conjunto com os designers gráficos, contribuindo para fortalecer uma identidade", explica.

A Diretora de Branding do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Beth Lula destaca que criação da fonte é um importante legado dos Jogos. “A criação de uma fonte proprietária vai eternizar as marcas e a essência dos Jogos, além de ser uma grande valorização do design brasileiro”, diz.

O maior legado deste projeto é comprovação da importância de uma fonte proprietária, que é capaz de fortalecer qualquer projeto de design com a ampliação do seu conceito em cada palavra escrita. Para a construção da fonte, o Rio 2016™ investiu no design brasileiro em um rico processo de colaboração, que pode ser visto como referência em futuros projetos desta natureza no Brasil. Com a criação da fonte, a personalidade sintetizada no logotipo Rio 2016™ estará presente em toda a comunicação visual dos Jogos.

Sobre a Dalton MaagCom 20 anos de experiência no design de fontes, o escritório inglês Dalton Maag emprega um time international de 38 pessoas de 11 nacionalidades através de estúdios em Londres, Áustria e Brasil. Em sua lista de clientes estão marcas como O Boticário, Nokia, Toyota e BMW.

A Dalton Maag sempre atua como um time global. Os projetos são enriquecidos pela diversidade cultural e de experiências. O conceito de design da fonte Rio 2016™ nasceu no Brasil, mas cresceu e amadureceu graças à troca de ideias e à colaboração constante com o time da matriz, em Londres.


Sobre o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Os patrocinadores Olímpicos mundiais que apoiam os Jogos Olímpicos Rio 2016™ e os Comitês Olímpicos Nacionais de todo o mundo são Coca-Cola, Atos, Dow, GE, McDonald’s, Omega, Panasonic, Procter and Gamble, Samsung and Visa.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ tem cinco parceiros comerciais de nível 1 (patrocinadores oficiais) – Bradesco, Bradesco Seguros, Claro, Embratel e Nissan. Já foi concluída também uma parceria de nível 2 (apoiador) – Ernst & Young Terco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...