Audiência Pública discute transporte escolar para E.M. Dom Pedro de Alcântara
Alunos correm risco de vida a caminho da Escola

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
facebook. eddie murphy

Será realizada uma audiência pública para discussão de questões relativas ao transporte escolar para os alunos da Escola Municipal Dom Pedro de Alcântara, na terça-feira, dia 28 de agosto, às 19h, na Câmara Municipal de Petrópolis, a pedido do presidente da Comissão de Transporte e Trânsito, vereador Luiz Eduardo (Dudu) – PSDC.

A E.M. Dom Pedro de Alcântara está localizada no limite do município de Petrópolis com Caxias. A falta de transporte escolar específico para a escola leva seus alunos a viverem diariamente risco de atropelamento, pois vão para a escola a pé, pela beira da estrada. Além do perigo de acidentes com automóveis, os alunos do turno da tarde correm o risco de picadas de cobra, pois fazem o percurso pelo meio de mato quando o sol já está se pondo, horário em que o animal sai de sua toca.

Os pais dos alunos moradores em Caxias reivindicam um preço menor nas passagens de ônibus, que atualmente custam R$ 5,00 e uma linha de ônibus circular.

Segundo a Secretaria de Educação de Petrópolis, os alunos têm direito ao transporte gratuito, porém na região a pista é em mão única e a decida do trajeto fica mais longo – cerca de 5 km - desta forma, os alunos preferem descer a pé. A Secretária também informou que os alunos precisam se cadastrar na rede estadual de ensino para que tenham direito ao transporte gratuito intermunicipal e que a empresa de ônibus que não permitir a entrada do estudante poderá ser multada.

Foram convidados a participar da audiência pública: a secretária de Educação de Petrópolis, Cláudia Quintanilha; a secretária de Educação de Duque de Caxias, Rachel Oliveira; o secretário de Transportes de Petrópolis, Rosano Kronemberg; o presidente da CONCER, Pedro Jonsson; o juiz da Vara da Infância, da Adolescência e do Idoso da Comarca de Petrópolis, Alexandre Teixeira; o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Elias Montes; a diretora da E.M. Dom Pedro de Alcântara; representantes do Conselho Tutelar e do CMDCA.