materia de petropolis rj.


Bernardo Rossi assume compromisso com o Plano Municipal da Primeira Infância

jornalista.
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy

- Uma infância saudável, com boa educação e, sobretudo, com amor, garante a formação de um futuro cidadão. É o que eu desejo para meu filho e para todos os pequenos petropolitanos. Vai ser uma das prioridades em meu governo a aplicação do Plano Municipal da Primeira Infância". A declaração é de Bernardo Rossi, candidato a prefeito pela coligação "Juntos para Mudar Petrópolis" (PMDB, PP, PTB, PSC, PSDB, PPS, PRTB, PSL e PRB). Bernardo assinou na manhã desta quinta-feira (23.08) na sede da COMAC (Comissão Municipal de Atuação Comunitária) a Carta de Prioridades da Primeira Infância para a implantação do Plano Municipal da Primeira Infância que está sendo elaborado por uma comissão formada por agentes públicos e privados e ongs. O documento segue o Plano Nacional pela Primeira Infância, elaborado pela Rede Nacional da Primeira Infância - formada por organizações da sociedade civil de todo o Brasil, representantes do governo, institutos e fundações privadas e outras redes e organizações multilaterais - na proposta de ações articuladas para a promoção e a proteção dos direitos de crianças de 0 a 6 anos de idade – que representam 10,6% do total da população brasileira.
Em Petrópolis cerca de 25 mil crianças estão na faixa de 0 a 6 anos e creche e educação básica de qualidade estão no rol das preocupações dos pais e educadores. Na assinatura do compromisso com o Plano Municipal da Primeira Infância, estiveram presentes Fernanda Ferreira, presidente da COMAC de Petrópolis; Fernanda Ávila, Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente; o Monsenhor Paulo Daher, administrador da Diocese de Petrópolis e Rodrigo Lopes, representando o Conselho Tutelar.
-Mais do que nunca, ao me tornar pai, vi a importância na formação das nossas crianças que resultará no adulto do futuro. É uma responsabilidade nossa, pais, mas acho que é um trabalho que envolve todos: família, sociedade e poder público, que deve ditar as normas de condução, os deveres e responsabilidade de todos nós na formação dos nossos pequenos", ressaltou Bernardo Rossi.
O candidato apresentou suas propostas que beneficiarão crianças e famílias, como Uma creche em cada bairro. "A creche não é só um benefício para as mães. Tem de ser responsável com as crianças e já prepará-las para a sua primeira formação. Esse primeiro contato com a sociedade, com o mundo, vai pontuar muito do que esse futuro adulto vai ser. Por isso, quero uma creche em cada bairro e nos bairros mais populosos mais de uma creche. Não é apenas para as mães poderem trabalhar. É para as crianças, desde cedo, começaram a ser educadas, formadas", observou o candidato.
Em seu governo, Bernardo Rossi também vai apostar na educação integral. "Ela começa ainda nas primeiras séries. Há recursos federais para isso. Enquanto o filho de quem pode pagar sai da escola e vai para o judô, para o balé ou para a natação, o daquele que não pode pagar fica desocupado, sem ter o que fazer. Vamos oferecer isso, levar atividades para dentro das escolas para ocupar o tempo ocioso dessas crianças. É preciso vontade de fazer". Uma de suas preocupações é a melhoria da merenda escolar. "Se não está funcionando da forma que está, temos que mudar", comentou.
Além disso, Bernardo Rossi quer inserir na formação dos pequenos a disciplina de educação física. "É importante trazer a educação física para a educação nos primeiros anos e por isso quero estabelecer a disciplina ainda nas primeiras séries. Uma das coisas que me lembro da infância e que ajudaram na minha formação, na formação de que sou hoje, que nunca usei drogas e sempre respeitei os mais velhos, foram os esportes. É mais do que uma recordação, é a base da formação", destacou.
Outro ponto apontado pelo candidato é a implantação de um programa de avaliação da saúde das crianças. Por meio de uma equipe multidisciplinar, as crianças poderão fazer exames de audição, visão, entre outros, que serão aplicados nas próprias unidades para detectar possíveis problemas físicos e mentais, oferecendo aos estudantes o atendimento correto. "Às vezes o rendimento do aluno é comprometido porque ele não ouve ou não enxerga bem. Isso detectado cedo garante tratamento adequado e a sua vida educacional normal", pontuou o candidato.
Bernardo Rossi também destacou a importância da interação entre escolhas e o Conselho Tutelar. "Essa relação é fundamental. Podemos, sim, ajudar uma família desestruturada - e isso a escola pode identificar - a se fortalecer, se entender melhor, tratar a criança com dignidade e fazer com que ela se torne um adulto bacana. Como pai do Bernardinho, quero para todas as crianças de Petrópolis, o que quero para meu filho: uma educação com amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...