materia do rio de janeiro

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


jornalista. rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy



População do Rio já conta com 50 UPAs em funcionamento


Marca foi alcançada com a inauguração da unidade de Itaboraí



O Governo do Estado inaugurou ontem a 50ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA) fluminense, em Itaboraí, na Região Metropolitana. A primeira UPA da cidade tem capacidade para cerca de 450 atendimentos por dia. A nova unidade vai beneficiar diretamente 100 mil habitantes, de Itaboraí, Manilha e Itambi. Entre os serviços disponíveis, estão os de pediatria, odontologia, urgências clínicas, exames laboratoriais e salas de Raios-x, sutura, gesso, medicação e nebulização.


Durante a cerimônia de inauguração, o governador Sérgio Cabral disse que este é um momento histórico para o Rio e destacou que o objetivo do projeto é evitar que cidadãos com quadros considerados mais simples tenham que disputar a atenção do médico com casos graves nas emergências dos hospitais. Cabral também celebrou o sucesso do projeto das UPAs, lembrando que o modelo criado no Rio foi levado para outros estados do Brasil.


– Este é um momento histórico. Todas as UPAs inauguradas estão funcionando. O Brasil acabou adotando o modelo. São 220 no País, com o Rio de Janeiro como estado líder, com 50 – disse Cabral.


Na nova UPA, os moradores contarão com quatro leitos de unidade de cuidados intensivos e 13 leitos em unidades semi-intensivas, sendo dez adultos e três infantis. Para garantir a eventual remoção de pacientes, uma ambulância ficará disponível na unidade.


– A maior conquista das UPAs foi aproximar o atendimento de saúde, de forma organizada, da população. Hoje, o paciente recorre à unidade próxima da sua casa e, quando há necessidade, a pessoa é transferida para um hospital – afirmou Côrtes.


Moradores comemoram chegada da UPA à região


Moradora do bairro Jardim Floresta, em Manilha, desde que nasceu, a aposentada Diva Barros de Oliveira, de 70 anos, fez questão de conhecer as instalações da nova UPA já no dia da inauguração. Usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), ela afirmou que a chegada da unidade é muito bem-vinda.


– Acredito que vá ser ótimo, e com certeza serei usuária da UPA. Manilha precisava de mais investimentos na saúde, e os governos estão fazendo com que esse lugar cresça – disse Diva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...