MATERIA DO RIO DE JANEIRO

Rio melhora desempenho na Olimpíada de Matemática

Total geral de medalhistas da rede estadual de ensino cresceu em relação a 2011


Vinte alunos da rede estadual de ensino foram contemplados com medalhas de ouro, prata e bronze na sétima edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2011), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo Ministério da Educação. O desempenho dos jovens das escolas coordenadas pela Secretaria de Educação foi melhor do que o do ano passado: na sexta edição, houve 15 medalhistas.

Ontem, no Theatro Municipal, o governo federal, em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), premiou os medalhistas de ouro de todo o país. A cerimônia contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do governador Sérgio Cabral e do secretário de Educação, Wilson Risolia.

Representante da rede estadual de ensino, o jovem Luiz Quirino Rezende, de 15 anos, comemorou a medalha de ouro. O menino, que estuda no Colégio Estadual Euclides Feliciano Tardin, de Bom Jesus do Itabapoana, na Região Noroeste, já havia conquistado a medalha de prata em 2009.

– Sempre gostei muito de resolver os problemas de matemática em sala de aula. Acho a iniciativa muito importante porque estimula os alunos a estudar cada vez mais – disse o aluno.

Em junho, a Secretaria de Educação já havia realizado a premiação dos medalhistas de prata e bronze das escolas estaduais. Na ocasião, o secretário de Educação, Wilson Risolia, entregou medalhas e diplomas aos estudantes e aos diretores das respectivas unidades.

– Esta cerimônia tem um simbolismo grande. Foram 18 milhões de alunos inscritos, mais de três mil contemplados, e 20 deles pertencem à rede estadual – afirmou o secretário.

Para a presidenta Dilma Rousseff, a premiação de meninos e meninas de todo o Brasil é um ‘momento especial’.

– Neste Brasil de hoje, o que queremos é que o sucesso advenha da meritocracia, e aqui, hoje, acontece uma festa do mérito de um conjunto de jovens, que por sua capacidade e esforço ultrapassaram as barreiras que a vida impõe a cada um de nós. Este é o caminho do Brasil. O país precisa de ciência, de mérito, de esforço e de dedicação – disse Dilma.

Oitenta e quatro alunos de escolas públicas situadas no Rio garantiram medalha de ouro na competição, colocando o estado na segunda colocação nacional neste quesito.

jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...