materia do rio de janeiro

Formação voltada para o mercado de trabalho estimula a cidadania

Oito escolas estaduais oferecem a modalidade de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional



Estudante do curso de Panificação e Confeitaria do Núcleo Avançado de Educação em Tecnologia de Alimentos e Gestão de Cooperativismo (Nata), do Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz, em São Gonçalo, Kamilla Bertu, 15 anos, já pratica em casa o que aprende em sala de aula. A jovem, que é aluna de uma das escolas do Estado dedicadas à proposta pedagógica de oferecer Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, tem recebido encomendas de pizzas e de cupcakes, minibolinhos que incrementam festas de aniversário e casamentos.

– Acredito que o curso vai contribuir muito para a minha formação. Serei uma profissional com diferencial no mercado porque terei a formação acadêmica e a técnica – disse Kamilla.

Com a proposta de oferecer ao aluno a oportunidade de estudar as disciplinas da Base Nacional Comum (como, por exemplo, Matemática, Física, Química e Biologia) de forma integrada ao conteúdo técnico, as oito escolas administradas pela Secretaria de Educação são cada vez mais procuradas por jovens que buscam ensino diferenciado e mais chances de empregabilidade.

De acordo com a coordenadora do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional da Secretaria de Educação, Marcia Moccellin, a procura por vagas nestas unidades de ensino é enorme:

– No ano passado, por exemplo, no Núcleo Avançado em Educação (Nave), que capacita jovens para profissões na área digital, foram 5 mil inscritos para 160 vagas – afirmou Marcia.

Estagiária de uma grande construtora, a aluna do Centro Interescolar Miécimo da Silva, Joseane Caroline Oliveira, de 18 anos, faz parte da primeira turma do Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante em Edificações, com formatura prevista para dezembro.

– Descobri com apenas 18 anos o caminho que quero seguir e só tive esta chance fazendo o ensino médio integrado profissionalizante. Agora quero concluir Engenharia Civil – disse a jovem.

Emprego após a conclusão do curso

Recém-formado no Colégio Estadual Comendador Valentim dos Santos Diniz (Nata), em São Gonçalo, no curso técnico de Leite e Derivados, Gabriel Almeida foi estagiário de uma empresa de laticínios por três meses e agora trabalha em um laboratório de análise de alimentos. O jovem fez parte da primeira turma do curso, concluído em 2011. O jovem de 18 anos comemora a oportunidade de emprego.

– Estou gostando bastante. Faço a coleta do produto que será analisado no laboratório para verificar a qualidade. Outra área que me interessa é a de produção. Gosto de fazer os vários tipos de queijo, manteiga e requeijão – afirmou.

jornalista.rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...