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Gestores públicos do terceiro concurso tomam posse no Estado

JORNALISTA
RUBENN DEAN
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A Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro (Seplag) realizou nesta quinta-feira, 30 de agosto, a solenidade de posse dos novos gestores aprovados no terceiro concurso da carreira. O evento ocorreu no auditório da Procuradoria Geral do Estado – PGE.  Ao todo, foram aprovados 57 candidatos no concurso. Destes, 41 são Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e 16, Analistas de Planejamento e Orçamento (APO). Além da Seplag, os novos gestores vão ingressar em outros órgãos do Estado, como as Secretarias de Educação, Assistência Social e Direito Humanos, Ambiente, Transportes, Cultura, Segurança e também na Polícia Militar.
O secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, entregou o termo de investidura aos dois primeiros colocados em cada carreira, Diogo Coelho e Márcia Siqueira. Segundo o secretário, o concurso público é uma instituição republicana, pois permite acesso a todos nas instituições. Ainda segundo Sérgio Ruy, a Seplag tem feito um grande esforço para tornar essas carreiras atrativas, o que vai muito além da remuneração, mas também envolve a busca de desafios, capacitação e tarefas de liderança.
Entre as iniciativas já realizadas para aumentar a qualificação dos gestores, a Seplag ofereceu bolsa para cinco servidores fazerem mestrado em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além disso, vários gestores já representaram o Estado em eventos nacionais e internacionais. O primeiro concurso de gestores foi realizado em 2010, quando ingressaram 51 pessoas. No ano passado, 50 tomaram posse. 
A solenidade de posse contou com a presença de participantes em duas mesas. A primeira foi composta por secretários e a segunda, pelos subsecretários da Seplag, que resumiram o trabalho desenvolvido em cada órgão da Secretaria. De acordo com o subsecretário de Carreiras, Remuneração e Desenvolvimento de Pessoas, Paulo César Medeiros, uma política pública é resultado de anos de trabalho e é preciso saber aguardar até que os resultados sejam alcançados.
Participaram da primeira mesa o secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa; o subprocurador geral do Estado, Sérgio Pirro; o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Antônio Claret; o secretário de Transportes, Júlio Lopes; o subsecretário de Gestão Estratégica, Hélio Pacheco Leão (representando o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame); o subsecretário de Gestão de Pessoas, Luiz Carlos Becker (representando o secretário de Educação, Wilson Risolia); e o assesor especial José Elano Jr. (representando a secretária de Cultura, Adriana Rattes).
Na segunda mesa estavam presentes: o subsecretário de Carreiras, Remuneração e Desenvolvimento de Pessoas, Paulo César Medeiros; o subsecretário de Administração de Pessoal, João Carlos Tupinambá; a subsecretária de Planejamento, Cláudia Uchôa; o subsecretário adjunto de Modernização, Paulo Monção; o subsecretário de Orçamento, Júlio Mantovani; o subsecretário de Recursos Logísticos, Fábio Nunes; e o coordenador da Assessoria de Gestão de Contratos e Termos, Eduardo Itagyba (representando a subsecretária de Patrimônio Imobiliário, Cristina Vianna).

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