materia do rio de janeiro




14 milhões

UPAs celebram marca de atendimentos e ganham novos projetos

jornalista
rubenn dean
tel.
021.9337.4123
email
facebook.
eddie murphy 

No dia em que celebrou a marca de 14 milhões de atendimentos e a distribuição de 100 milhões de medicamentos nas 51 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Governo do Estado anunciou três novos projetos para o programa e a construção de uma nova unidade, no Maracanã. O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, apresentou ontem a UPA AVC, a Telemedicina Pediátrica e a Telemedicina do Infarto Agudo do Miocárdio.

Consultoria será feita por tablets

A grande inovação para o atendimento dos pacientes nas UPAs será a telemedicina. Hospitais de referência nos três setores contemplados pelos novos projetos darão consultorias aos médicos das unidades através de tablets. Assim, eles poderão não apenas discutir sobre o caso, como também ver o paciente.

– Nós vamos avançando, melhorando cada vez mais o atendimento, aplicando cada vez melhor o dinheiro público, tendo o apoio do ministro da Saúde, tendo o apoio da presidenta Dilma – disse o governador Sérgio Cabral.

Para o atendimento dos casos de acidente vascular cerebral (AVC), dez unidades da Região Metropolitana se tornarão UPAs AVC, equipadas com tomógrafos. O objetivo é que o diagnóstico de isquêmico ou hemorrágico seja feito o mais rápido possível para que os pacientes recebam os cuidados indicados nas primeiras seis horas após o AVC.

A partir da primeira quinzena de setembro, a primeira UPA já deve receber o projeto da telemedicina pediátrica. Através de uma parceria com o Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira, da UFRJ, os médicos pediatras e enfermeiros das UPAs serão capacitados para otimizar o atendimento e a classificação de risco das crianças.

Outro projeto anunciado e que já deve ser implantado em setembro é o da telemedicina cardiológica. O apoio às equipes das unidades será feito por profissionais do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro.

Nova unidade no Maracanã

Para ajudar no atendimento de emergências durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas, uma UPA será construída no Maracanã.

– Essa unidade vai dar suporte aos procedimentos especializados que passaremos a fazer no Iaserj Maracanã e durante a Copa do Mundo e todos os eventos esportivos – afirmou Sérgio Côrtes.

Além dos novos projetos do Governo do Estado para a UPA, o Governo Federal anunciou repasse de verbas para a Saúde fluminense. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou portarias liberando cerca de R$ 30 milhões para a manutenção de hospitais estaduais e mais R$ 90 milhões, anualmente, para aumentar a capacidade de atendimento de 18 UPAs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...