materia do rio de janeiro.


Novas unidades completam implantação de UPPs nos complexos da Penha e do Alemão

Vila Cruzeiro e Parque Proletário fecham o cinturão de segurança das comunidades


Governo do Estado inaugurou ontem duas novas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio. Ao todo, 520 policiais vão patrulhar as seis comunidades atendidas pelas UPPs Parque Proletário e Vila Cruzeiro. Com as duas novas unidades, o Estado fecha o cinturão de segurança dos complexos da Penha e do Alemão.

– Fechamos um ciclo em um lugar emblemático para o Rio. A polícia está chegando para interagir com a comunidade e com as lideranças locais, para pacificar – disse o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

Durante a cerimônia, o governador Sérgio Cabral destacou que há pouco tempo a Vila Cruzeiro era lembrada no Brasil e no exterior por ser um local violento.

– O processo de paz não pode parar, porque ele é que vai determinar que ocorram novas conquistas na comunidade. Temos visto um grande avanço na vida das pessoas de áreas pacificadas. A grande missão da paz e da segurança pública é garantir que a cidadania seja exercida plenamente – afirmou o governador.

 Moradora da Vila Cruzeiro há 10 anos, Rita Oliveira, de 51, disse que agora se sente segura e que pode aproveitar as áreas de lazer da comunidade:

– Agora é um paraíso, em vista do que era antigamente. A gente não dormia de tanto tiro. Antes, não dava para sair de casa à noite, eu ficava só debaixo da cama – disse a moradora.

Ocupado pela Força de Pacificação desde novembro de 2010 e recentemente pelos batalhões de Operações Especiais (Bope) e de Choque (BPChq), o Complexo da Penha abriga mais duas UPPs: Chatuba e Fé/Sereno, inauguradas em junho. A UPP Parque Proletário contará com o comando do capitão Filipe de Carvalho e tem um efetivo de 220 policiais. Já a UPP Vila Cruzeiro terá 300 militares, sob o comando do major Felipe Romeu. Os 520 policiais passarão a interagir no cotidiano de aproximadamente 37 mil moradores desses lugares, conforme levantamento feito pelo Instituto Pereira Passos, com base no Censo 2010.

 Disque-UPP recebe denúncias e sugestões

Durante a cerimônia, o coordenador-geral das unidades, coronel Rogério Seabra, anunciou a criação do Disque-UPP. O novo canal de comunicação, que começou a funcionar ontem, vai abranger todas as UPPs e permitir que a população faça denúncias e críticas e dê sugestões. O serviço está disponível através do telefone 2234-7599.

– Estamos aqui para dialogar com a comunidade e com suas lideranças locais, em busca de uma paz duradoura – afirmou o coronel.

jornalista. rubenn dean paul alws
tel.021.9337.4123
facebook. eddie murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...