Riofilme apresenta

FESTIVAL DO RIO

RioMarket 2012
 
Área de negócios do Festival do Rio contará com seminários, workshops, comercialização de projetos e rodadas de negócios
 
O RioMarket, área de negócios do maior evento audiovisual da América Latina – o Festival do Rio, chega a sua 14ª edição reunindo profissionais renomados do mercado de cinema e entretenimento de todas as partes do mundo. O encontro será realizado de 28 de setembro a 9 de outubro, das 9h às 18h, no Armazém 6 do Cais do Porto do Rio de Janeiro, e contará com seminários e workshops (RioSeminars), espaço para comercialização de projetos (RioScreenings) e “One to One Meetings” (Rodadas de Negócios). O RioMarket proporciona interação, networking e troca de idéias entre os participantes.

Durante os 12 dias de programação, diretores, produtores, roteiristas, atores, técnicos, advogados, autoridades e outros profissionais da indústria audiovisual brasileira e internacional se reunirão com o público para esclarecer e discutir assuntos pertinentes ao setor, como as legislações do mercado, ferramentas tecnológicas, modelos e oportunidades de negócios, cases de sucesso, financiamento, pirataria, produção de efeitos visuais, entre outros temas da atualidade. Ao todo serão mais de 30 mesas de debates, sete workshops e 500 reuniões de negócios.

 
Um dos destaques do “RioSeminars” será a apresentação dos produtores executivos da série “Ghost Whisperer”, Ian Sander e Kim Moses, que estarão à frente do painel “Narrativa Transmídia”, apresentando o modelo de negócios “Total Engagement Experience”. Também estão confirmadas palestras com o produtor de “O Discurso do Rei” e cofundador da See-Saw Films, Iain Canning; o co-presidente da Lionsgate, Patrick Wachsberger e o responsável pelos efeitos visuais da nova trilogia de “Star Wars”, Henry Preston. Para falar sobre os novos rumos da TV paga no Brasil, com a implementação da lei 12.485/2011, foram convidados os presidentes da ANCINE (Agência Nacional do Cinema), Manoel Rangel e da ABPITV (Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão), Marcos Altberg.

Juntamente com os seminários, os workshops oferecem oportunidade única para o profissional do audiovisual estar em contato com especialistas, que vêm ao Rio para compartilhar conhecimentos e experiências. Este ano, o evento contará com a presença de profissionais ilustres do mercado, como o maquiador Dean Jones e o premiado roteirista e produtor Frank Spotnitz. Vencedor de dois prêmios Emmy e um BFA, Jones é responsável por notáveis trabalhos no cinema e na TV, entre eles a caracterização dos personagens de “X-Men: Primeira Classe” e as maquiagens da série de filmes “Piratas do Caribe”. Já Spotnitz, conhecido mundialmente por seu trabalho na série e nos filmes “Arquivo X”, ministrará a oficina de roteiros para TV e fará uma sessão de pré-estreia de sua produção mais recente e inédita, a série “Hunted”.



Dois vencedores do Oscar, Chris Newman e Tom Fleischman, estarão no comando do workshop de som. Na ocasião, a dupla irá demonstrar como os áudios gravados nos sets de cinema se tornam o som final de um filme, além de exibir trilhas gravadas ao vivo e clipes. Chamada para assumir o workshop de figurino, Audrey Fisher - indicada ao Costume Designers Video Award pelo seu trabalho na série “True Blood” -, irá compartilhar sua experiência, demonstrando a importância do figurino para a construção de personagens e para o resultado final de uma boa produção.

O RioMarket promove ainda o “RioScreenings”, um espaço destinado à comercialização de projetos em qualquer fase de produção e em todos os formatos audiovisuais, como programas de TV, conteúdos para internet, celular e mídias digitais, produzidos a partir de 2010. Durante o encontro, produtores, diretores, distribuidores, exibidores, profissionais de televisão, internet e mídias digitais estarão reunidos à procura de negócios. Outra atração são as “One to One Meetings” (Rodadas de Negócios), que contarão com as presenças de representantes de canais de TV e distribuidores brasileiros e internacionais, que analisarão projetos e produções audiovisuais.