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Marcus Vinícius anuncia "força-tarefa" para suspender a concessão da BR-040 à Concer

- Independente de questões partidárias, vamos formar uma comissão de agentes públicos para, em Brasília, pressionar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para uma solução definitiva em relação à BR-040, em especial o trecho entre Petrópolis e Juiz de Fora". O anúncio é do deputado estadual Marcus Vinícius (PTB) que está mobilizando a bancada do partido na assembleia legislativa de Minas e ainda os deputados petebistas que representam o Rio de Janeiro na Câmara Federal, em Brasília. "Queremos que vereadores de Petrópolis, deputados como Hugo Leal, do PSC, com forte atuação por Petrópolis, se unam nessa briga que afeta a economia de Petrópolis, das cidades do Centro-Sul fluminense e de Minas. A luta é, sobretudo de Petrópolis, que vai ter sua participação como aporte de turistas e atletas na Copa do Mundo e Olimpíadas ameaçada", completa.
Em menos de 12 horas, num trecho de apenas 40 quilômetros, somente nas pistas de subida e descida da Serra, ocorreram na quinta-feira (20.09) quatro acidentes, um deles com morte. Em contrapartida, a concessionária que administra a via não oferece redutores de velocidade, radares, socorro adequado, nem um mínimo de comunicação com seus usuários. No acidente na pista de subida, à noite, com tombamento de uma carreta carregada de cervejas, houve engarrafamento de mais de cinco quilômetros e duração de duas horas. Na manhã de ontem (21.09), para a retirada da carreta, nova interrupção no acesso à Petrópolis.
- A cidade tem 277 industrias, cinco mil pontos comerciais e de prestação de serviços e o Turismo, 20% do PIB da cidade, cerca de R$ 1 bilhão. Tudo isso gira em torno do acesso à Petrópolis, prejudicada diariamente e ininterruptamente", aponta Marcus Vinícius. Só a Rua Teresa, que recebe, em dias de pico, 35 mil pessoas, é um dos pontos de venda afetados. Petrópolis, para Marcus Vinícius, tem de estar integrada ao bom momento econômico e de expansão que vive o Estado do Rio. 
A arrecadação da concessionária - considerando os 65 mil veículos diários e uma tarifa básica de R$ 8 - ultrapassa os R$ 500 mil ao dia. "Essa verba não é reinvestida na estrada como deveria. Já pedimos o fim da concessão dada à Concer e a revisão da tarifa de pedágio, uma das mais caras do país. Mas, queremos garantir que a pista de subida, essencial, seja executada até o início da Copa do Mundo, de 2014", completa Marcus Vinícius. 
 
jornalista
rubenn dean
tel.021.9337.4123
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