matéria do estado do rio de janeiro

ALUNOS DE MESTRADO EM ENGENHARIA NUCLEAR CONHECEM REALIDADE DA FÁBRICA
                                                                                       
Unir a teoria à prática de uma empresa voltada para o setor nuclear. Assim a professora Maria de Lourdes Moreira, do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) definiu a visita dos alunos do curso de mestrado ao parque industrial da Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep), em Itaguaí. Para ela, é o momento em que os estudantes podem conhecer o que até então só viam em livros, como as dimensões de equipamentos e as singularidades de sua fabricação.

Única empresa da América Latina a possuir a certificação ASME III, da Associação de Engenheiros Mecânicos dos Estados Unidos, a Nuclep é referência na fabricação e certificação de equipamentos e componentes para o setor nuclear. Além dos equipamentos de reposição de Angra 1 e 2, e para a usina Atucha II, da Argentina, estão sendo construídos no parque industrial os equipamentos para Angra 3.

- É muito importante os alunos conhecerem na prática o que estudam na teoria. Uma indústria de referência, como a Nuclep, é um lugar excepcional, pois conseguimos ver não apenas o produto final, mas as características únicas de sua fabricação, a preocupação com a qualidade e segurança em todos os processos. É uma grande aula – frisou Maria de Lourdes.

O engenheiro Bruno César de Moraes acredita que é muito mais que uma aula, mas uma forma dos alunos terem o primeiro contato com a realidade da indústria. Por já trabalhar na Nuclep e conhecer todo o processo, acredita que a visita ajudou seus colegas de turma a terem uma visão da indústria, uma vez que conhecem mais a teoria. Alguns estudantes ficaram surpresos com equipamentos de outras áreas, como de óleo e gás, que possuem espessura de mais de 20 centímetros.

- Foi um momento onde eles puderam ter contato com o processo industrial, conhecer uma fábrica por dentro. Tenho certeza de que, a partir de agora, fica mais fácil imaginar os equipamentos e se ater a detalhes de sua fabricação, como a utilização da sala limpa – ressaltou Moraes.

A sala limpa é um espaço destinado à soldagem de equipamentos nucleares, já que possui todo um monitoramento para evitar poeira e qualquer tipo de elemento que possa comprometer o trabalho.

jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...