MATÉRIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO / BRASIL.

Mapa de Ameaças Naturais do Rio é referência internacional

Elogiada pela ONU, iniciativa aponta os 460 riscos de desastre mais comuns do estado


A Defesa Civil do Estado virou referência pelo trabalho de redução de riscos de desastres nas Américas e no Caribe. O Mapa de Ameaças Naturais, desenvolvido pela Escola de Defesa Civil, está concorrendo entre as três melhores práticas do continente na Plataforma Regional para Redução do Risco de Desastre nas Américas, evento que acontece em 27 de outubro na Argentina, e na Plataforma Global, em maio de 2013, na Suíça.

Publicado e elogiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o mapa aponta as 460 ameaças naturais de desastre mais prevalentes nos 92 municípios fluminenses. No estudo – que ajudará a diminuir as vulnerabilidades do estado – são destacados os cinco principais riscos de cada cidade. O trabalho, elaborado no início deste ano pelo Sistema Estadual de Defesa Civil, auxiliará no desenvolvimento de políticas públicas.

A ideia é compartilhar as experiências com as prefeituras para que os municípios produzam seus mapas.

– O nosso próximo passo será a realização de oficinas. Vamos auxiliar as defesas civis municipais no planejamento de ações para prevenir desastres – afirmou o diretor da escola e autor da pesquisa, tenente- coronel Paulo Renato Martins Vaz.

Segundo o mapa, os riscos mais registrados são: deslizamentos (18%), enchentes (15,4%), alagamentos (14,6%), enxurradas (13%) e incêndios florestais (10,2%), entre outros.

JORNALISTA.RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
FACEBOOK. EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...