MATERIA DO RIO DE JANEIRO


ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE TRÂNSITO ACOMPANHAM OPERAÇÃO LEI SECA

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EDDIE MURPHY ( FACEBOOK. )

Comitiva de autoridades do Espírito Santo também veio ao Rio conhecer o trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado

A Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, contou com a participação, nesta última sexta-feira (31/08), de estudantes da primeira turma de pós-graduação de Gestão de Trânsito do estado do Rio. Ao todo, 30 alunos foram “agentes por um dia”, ajudando os cadeirantes – que trabalham na operação – a conscientizar a população sobre os riscos de associar álcool e direção. A turma é formada por profissionais de diferentes órgãos ligados à área de trânsito, entre eles, o coordenador da Operação Lei Seca, major Marco Andrade.

– Essa é uma visita técnica que faz parte do aprendizado, acompanhando o maior case de sucesso que é a Lei Seca. É uma grande oportunidade de trocar de experiências e eles poderão levar conhecimentos para suas áreas de atuação –afirmou o major.

O trabalho começou na Cobal do Humaitá, onde os estudantes entregaram panfletos da campanha de conscientização aos clientes de bares, acompanhando os cadeirantes. Com 18 anos de profissão, a inspetora da Polícia Rodoviária Federal, Marisa Dreys, considerou a experiência inovadora.

– É muito interessante porque eu estou aqui como aluna nesse trabalho de conscientização, sem que as pessoas me vejam como uma agente da lei – disse a inspetora.

Na segunda parte da visita técnica, os estudantes observaram o trabalho dos agentes da Operação Lei Seca em uma blitz montada na Lagoa Rodrigo de Freitas. Integrante da turma, o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RJ), Antônio Sérgio Damasceno, destacou a importância da operação, principalmente, no que diz respeito à educação no trânsito.

– O Cetran tem a função de cumprir e fazer cumprir a legislação de trânsito. Mas, na Operação Lei Seca, o Estado está fazendo o correto, levando informação aos cidadãos, além de fiscalizar –afirmou Damasceno.

Referência no país

Nesta última sexta-feira, a Operação Lei Seca recebeu ainda a visita de uma comitiva de autoridades do Espírito Santo que veio conhecer o trabalho desenvolvido no Rio de Janeiro. Durante a blitz na Lagoa, eles observaram a atuação dos agentes, enquanto recebiam explicações do coordenador da operação, major Marco Andrade.

– O Rio se tornou referência no Brasil com esse trabalho e nós viemos ver o que podemos levar para o Espírito Santo. Lá, nós temos operações também, mas não com essa estrutura e organização. O mais positivo aqui é a integração dos órgãos de governo, com a polícia e com o Detran, o que permite que o serviço seja feito mais rápido. Estou muito impressionado – afirmou o diretor de Habilitação e Veículos do Detran-ES, Cláudio de Almeida Thiago Soares.

Operação Lei Seca
 
A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, lançada em março de 2009, pela Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro. Desde então, até a madrugada deste domingo (02/09/2012), 880.985 motoristas foram abordados, 164.876 foram multados, 35.547 veículos foram rebocados e 72.091 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida. Os agentes realizaram 774.985 testes com o etilômetro. No total, 5.948 condutores sofreram sanções administrativas e 2.237, criminais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...