MATÉRIA DO RIO DE JANEIRO


Fábrica Verde promove capacitação, cidadania e consciência ecológica

Unidades na Rocinha e no Alemão oferecem formação em montagem e manutenção de computadores

Nos corredores da Fábrica Verde, no Complexo do Alemão, computadores armazenados diariamente são analisados pelos monitores e alunos da unidade. O local oferece formação no curso de montagem e manutenção de micros, além  de aulas sobre reciclagem e descarte seguro de lixo eletrônico. As máquinas com defeito são transformadas em novas, retornando à vida útil em salas de aula, telecentros comunitários ou mesmo nas fábricas instaladas no Alemão e na Rocinha.

A doação feita voluntariamente por empresas e pessoas físicas tem garantido o sucesso do projeto, coordenado pela Secretaria do Ambiente. Só na sede que fica no Alemão são montados, em média, 20 computadores por semana.

Após a compra de um novo computador para a família, a moradora do conjunto de comunidades da Zona Norte Marlucia Nunes, 42 anos, decidiu doar a máquina antiga, já sem uso, para ser reciclada por alunos do projeto.

– Acho um barato a ideia da Fábrica Verde. Esse trabalho de reciclagem ajuda quem não tem dinheiro para comprar um aparelho novo – afirmou Marlucia.

Todas as máquinas doadas são armazenadas no setor de Entrada e, logo depois, direcionadas à Sala de Triagem, onde é feita a separação do lixo – que será repassado a uma cooperativa credenciada –, e do material que poderá ser reaproveitado.

– Se verificarmos que o material pode ser utilizado ou consertado, o levamos para o Laboratório Técnico. Nele, os alunos já iniciam o aprendizado de manutenção e montagem dos aparelhos, e esta prática é acompanhada peloas professores – disse o coordenador técnico das Fábricas Verdes do Alemão e da Rocinha, Israel Coimbra, 28 anos.

Quando o conserto das máquinas eletrônicas é mais  complexo, o aparelho é levado para o Laboratório Técnico dos Monitores. Ex-alunos das fábricas, eles já estão aptos a resolver problemas que os iniciantes ainda não têm capacidade de solucionar. Os monitores são estudantes que se  destacaram no curso de manutenção e montagem.

Durante um ano, eles recebem bolsa de R$ 600 por mês pelo  envolvimento na capacitação. Já os alunos, recebem bolsa de R$ 120, durante três meses. Sempre que um computador reciclado fica pronto para doação, um formulário com informações da máquina é preenchido pelos alunos e monitores. A ficha de controle é fixada na lateral dos equipamentos doados, que são lacrados.

Curso para ampliar conhecimentos

Morador do Complexo do Alemão e ex-aluno do projeto, Alan Sulamar, 19 anos, retornou à Fábrica Verde: ‘Estudar aqui foi gratificante’ Morador do Complexo do Alemão e ex-aluno do projeto, Alan Sulamar, 19 anos, retornou à Fábrica Verde para se inscrever nas aulas de Montagem e Configuração de Redes, com início ainda este mês. Novidade na Fábrica do Complexo do Alemão, o curso irá ampliar os conhecimentos técnicos dos meninos e meninas que ingressaram em um nível intermediário de aprendizado.

– Estudar aqui foi gratificante, e agora estou voltando. Com as doações que recebemos, tentamos reverter um pouco deste quadro de danos ao Meio Ambiente, além de reutilizar os aparelhos para que alguns deles sejam usados novamente. Muito deste lixo tem componentes químicos fortes e danosos tanto para animais como plantas. Acho que por conta das aulas também estou mais consciente em relação ao lixo, ao cuidado que devo ter ao descartar peças e aparelhos eletrônicos – disse Alan.

Próxima parada: Morro do Salgueiro

De acordo com a superintendente de Território e Cidadania da Secretaria do Ambiente, Ingrid Gerolimich, já existe a  previsão de uma nova Fábrica Verde, que será instalada na comunidade do Salgueiro, Tijuca, com recursos do Fecam (Fundo de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), ainda este ano.

– O programa também fechou parceria com a Petrobras para a instalação de mais duas unidades, mas ainda estamos em processo de escolha das comunidades – afirmou.

Até agora, já foram formados 480 jovens nas duas unidades da Fábrica Verde: 360 no Alemão e 120 na Rocinha. Mais informações: fabricaverde1@gmail.com (Alemão) e fabricaverde2@gmail. com (Rocinha).


JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
FACEBOOK. EDDIE RUBENN DEAN MURPHY

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...