MORADORES DAS COMUNIDADES RECEBEM DIPLOMA.SESI CIDADANIA.


Moradores das comunidades pacificadasrecebem diploma do SESI/SENAI 
Eles concluíram cursos de educação básica e qualificação profissional através do programa social SESI Cidadania

JORNALISTA
RUBENN DEAN
TEL.021.9337.4123
EMAIL.RUBENNDEANRJ@GMAIL.COM
FACEBOOK. EDDIE RUBENN DEAN MURPHY
Mais de 900 pessoas estiveram na última terça-feira, dia 11 de setembro, na sede do Sistema FIRJAN, para a formatura dos cursos de educação básica e qualificação profissional, oferecidos pelo programa social SESI Cidadania. Foram formados 408 moradores de comunidades pacificadas, que receberam o “diploma da liberdade”, conforme intitulou o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, durante a cerimônia.
“O SESI Cidadania não estaria alcançando o sucesso se vocês formandos e suas famílias não tivessem recebido de braços abertos a nossa proposta. O que comemoramos aqui é a determinação de cada um de vocês em abraçar as oportunidades que se abriram com a pacificação”, disse Eduardo Eugenio.
Os formados pelo SENAI poderão atuar no segmento automotivo, da construção civil, eletricidade, gestão, tecnologia da informação e metalurgia. Os alunos do SESI concluíram o Ensino Fundamental (1º e 2º segmento) e o Ensino Médio. O presidente do Sistema FIRJAN ressaltou as oportunidades no mercado de trabalho.
“Desejo que os nossos cursos propiciem a conquista de uma ocupação, a qualificação necessária para concorrer a um cargo melhor onde já trabalham, a uma vaga no serviço público ou, quem sabe, a uma cadeira na universidade”, concluiu Eduardo Eugenio.
Para a formanda Lúcia de Fátima da Silva Alves, a formação abre portas. “Através disso, veio a minha promoção, porque quando você tem o ensino mais elevado, se tem mais facilidade. Hoje sou gerente de uma empresa. Antes eu achava que não podia nada, só que através do SESI, portas se abriram. Agora, tenho certeza de que posso muito mais, posso inclusive cursar uma ou duas faculdades”.
Já o comandante geral das UPPs, coronel Rogério Seabra, ressaltou o trabalho voluntário dos funcionários do Sistema FIRJAN. “Cada funcionário trouxe a própria vontade, alheios inclusive à sua própria rotina e carga horária de serviço, para dedicar a vocês. Dedicar às comunidades, junto conosco das UPPs, a verdade de construir algo melhor, com mais liberdade, construir oportunidades e até habilidades. Não percam esta oportunidade”.
Também estiveram presentes à formatura, o diretor de Comunicação da Fetranspor, Paulo Fraga, e o subsecretário de Gestão do Ensino da Secretaria de Estado de Educação, Antônio Neto, que comentou a importância da educação. “É sempre uma janela para o futuro, é muito importante para todos nós do setor público que tenhamos o apoio e todo este comprometimento por parte da sociedade, hoje colocada aqui. O Sistema FIRJAN não é o setor público, mas é a sociedade também dando seu apoio, e tentando fortalecer aquilo que é a coisa mais importante numa sociedade, o fortalecimento da cidadania”.
Sobre o SESI Cidadania – É o programa social do Sistema FIRJAN realizado nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro. Lançado em agosto de 2010, oferece gratuitamente educação, cultura, saúde, esporte e lazer a moradores de 28 regiões. Na medida em que as UPPs são instaladas, o SESI Cidadania chega com serviços sociais planejados de acordo com pesquisa realizada pelo Sistema FIRJAN, que aponta as principais carências de cada comunidade.  O programa conta com o trabalho voluntário de funcionários do Sistema FIRJAN, que coordenam as ações, e dos agentes SESI Cidadania, moradores das próprias comunidades contratados para divulgar, explicar e fazer a inscrição d os interessados nas atividades oferecidas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...