matéria da região serrana do rio de janeiro / alerj.

Marcus Vinícius: "lixo em Petrópolis precisa de solução emergencial"
Alerj autoriza Estado a ajudar na construção e manutenção de aterros sanitários

Deputados estaduais autorizaram, por meio de aprovação de projeto de lei nesta terça-feira (09.10) que o governo estadual participe da formação de sete consórcios para gestão associada de manejo do lixo. Petrópolis está incluído no consórcio Serrana 2 - com aterro sediado emTrês Rios - e mais quatro cidades associadas.  O deputado Marcus Vinícius (PTB) votou a favor do projeto defendendo que muitas cidades, entre elas Petrópolis, precisam de ajuda, porque não investiram no setor acumulando graves situações.  Petrópolis produz média de 400 toneladas de lixo por dia e o lixo hospitalar, em função de o incinerador do aterro de Pedro do Rio, único da cidade a receber todos os detritos, estar quebrado, é levado para a Ilha do Governador, no Rio. 
- O lixo em Petrópolis é uma questão emergencial. Sucessivos governos não investiram em projetos para o destino final do lixo e a situação hoje é um aterro, em Pedro do Rio, saturado há dois anos.  A autorização que os deputados estaduais deram hoje ao governo do Estado para que participe da criação de consórcios entre as cidades é um grande passo para que Petrópolis saia dessa situação caótica que vive e se prepare para um desenvolvimento saudável", afirma Marcus Vinícius
O consórcio, com aterro localizado em Três Rios, será um compartilhamento ainda entre Areal, Levy Gasparian, Paraíba do Sul e Sapucaia. Os outros seis consórcios abrangem 41 cidades com baixa produção de lixo ou sem recursos para a destinação final dos resíduos sólidos.
Com a aprovação do projeto, o Estado poderá destinar recursos não apenas para a construção, mas também para a manutenção dos aterros sanitários. A meta do governo estadual é zerar os lixões em todos os 92 municípios fluminenses até 2014. 
- Há mais de dois anos a situação de Pedro do Rio está sendo arrastada. O consórcio Serrana 2 está em fase de desapropriação da área, em Três Rios, onde funcionará o aterro sanitário. Com a possibilidade de o Estado investir também na construção das estruturas o processo ganha celeridade que é o que todos queremos e precisamos", completa Marcus Vinícius.
 
jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
email. rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Mas o respeito tem que ser de ambas as partes... para evitar problemas e problemas... em qualquer área) Minha Opinião!!!

Minha Opinião: Meu nome é: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brasil!!! (Google/Youtube/Instagram) Nada contra nad...