matéria do estado do rio de janeiro

Prezados,
 
Segue release da Secretaria de Estado de Educação.
 
Att,

Sr: Rubem de Paula ( Radialista )
 
ascom
 
 
Pré-matrícula na rede estadual terá início no dia 15 de outubro
As inscrições deverão ser feitas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br
 
Os estudantes que têm interesse em ingressar na rede pública estadual de ensino devem ficar atentos. De 15 de outubro a 30 de novembro, a Secretaria de Estado de Educação dará início ao período de pré-matrícula para o 6º ano do Ensino Fundamental regular e Fase VI do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos; 1ª série do Ensino Médio regular; 1ª série do Ensino Médio Inovador; 1ª série do Ensino Médio Normal (Formação de Professores); Módulo I da Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA); Projeto Autonomia – Ensino Fundamental e Médio; e Ensino Médio Integrado nas seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto, Centro Familiar de Formação por Alternância Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, Colégio Estadual Dom Pedro II e Colégio Estadual Infante Dom Henrique. As inscrições deverão ser feitas pelo site www.matriculafacil.rj.gov.br.
 
Poderão participar candidatos oriundos da rede pública (Federal, Estadual e Municipal) e privada, bem como os que desejam retornar à vida escolar. Somente poderão ser matriculados no Ensino Fundamental para Jovens e Adultos os alunos com idade mínima de 15 (quinze) anos completos ou a completar até 31/01/2013; e no Ensino Médio para Jovens e Adultos os alunos com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos ou a completar até 31/01/2013. Para o Ensino Médio regular, o candidato deverá ter idade máxima de 20 anos. Já para o Projeto Autonomia, o candidato deverá ter entre 17 e 20 anos para o Ensino Médio, e entre 13 e 17 anos para os anos finais do Ensino Fundamental.
A partir do dia 20 de dezembro de 2012, o resultado da pré-matrícula será divulgado no site www.matriculafacil.rj.gov.br e por e-mail e SMS, desde que devidamente cadastrado no momento da inscrição.

O período de renovação da matrícula dos alunos das unidades escolares vinculadas à Secretaria de Educação que desejam permanecer na atual unidade escolar no ano letivo de 2013 será de 26 de novembro a 28 de dezembro de 2012.

O candidato que deseja se matricular nas demais séries oferecidas pela rede estadual precisa procurar diretamente a unidade escolar desejada, no período de 11 de janeiro até 01 de fevereiro de 2013. Se houver vaga, basta matricular-se, levando a documentação necessária.
 
Nova EJA
 
A nova política de Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo proporcionar a conclusão dos estudos de alunos com idade elevada em menos tempo. A idade mínima para a matrícula é 18 anos, sem limite máximo de idade.
 
Atualmente, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é oferecida para 346 escolas, beneficiando 56 mil estudantes. Em 2013, mais 157 unidades escolares receberão o programa. Ao todo, 503 escolas da rede estadual irão oferecer o novo método de ensino. A expectativa é que, ao final de 2014, 150 mil alunos tenham participado do programa.

O projeto foi elaborado em parceria com Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e será implantada a partir de 2013 em todas as escolas que ofertam EJA no Ensino Médio. O curso tem duração de dois anos, com uma carga horária de três horas e 20 minutos por dia.
 
Na Nova EJA, dois módulos terão disciplinas com ênfase nas áreas de Humanas e dois com ênfase nas disciplinas de Ciências da Natureza. Cada módulo terá o mínimo de cinco disciplinas e o máximo de sete. Em todos os módulos, o aluno terá Língua Portuguesa e Matemática.
A metodologia e currículo utilizados são específicos para jovens e adultos, com material didático próprio e recursos multimídia em sala de aula.
 
Informações necessárias para a pré-matrícula na rede estadual de ensino:
 
No ato da inscrição na pré-matrícula, os interessados deverão fornecer as seguintes informações: nome completo do candidato; data de nascimento; sexo; estado civil; nacionalidade; naturalidade; endereço completo, inclusive o CEP; telefone fixo e móvel, se possuir; endereço eletrônico, se possuir; número da carteira de identidade do candidato, se possuir, e órgão expedidor; CPF do próprio, se possuir; nome da mãe e do pai ou responsável legal; CPF do responsável; certidão de nascimento ou casamento; declarar se é pessoa com deficiência; em caso de estar afastado da escola, informar o tempo de afastamento; série pretendida; cadastrar, no mínimo, duas opções de escolas, desde que escolha mais de um turno, em pelo menos uma unidade escolar; e escolher o(s) turno(s) em que deseja ser matriculado.
 
Para a superintendente de Planejamento de Integração de Redes, Anna Paula Velasco, um dos destaques deste ano é a entrada do programa Autonomia na matrícula informatizada.
 
- Antes a matrícula era feita diretamente na escola, que só dimensionava suas turmas depois que a matrícula terminava. O programa Autonomia tem uma metodologia diferenciada, com material didático específico. Esses alunos que optam por essa modalidade de estudo concluem tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio em menos tempo – explicou a superintendente.
 
A ordem da inscrição efetuada na internet não será considerada na alocação do aluno, prevalecendo os critérios determinados pela Secretaria de Educação. A distribuição de vagas será feita observando-se a disponibilidade física de cada unidade escolar, o tipo de atendimento prestado por cada escola e considerando também os seguintes critérios: preferência à pessoa com deficiência, conforme estabelecido no art. 54, III do Estatuto da Criança e do Adolescente; preferência para crianças e adolescentes até 18 anos incompletos, conforme previsto no art. 227 da Constituição Federal; permanência na Rede Pública de Ensino; proximidade da residência, conforme estabelece o art. 53, V do Estatuto da Criança e do Adolescente. Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

jornalista . rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.rubenndeanrj@gmail.com
facebook. eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...