matéria do estado do rio de janeiro

Estado assina contrato para compra de 60 novos trens

Repórte
Rubem de Paula

Composições que chegam ao Rio em 2014 se juntam às 30 já adquiridas pelo governo

Sessenta novos trens com ar-condicionado foram adquiridos ontem pelo Governo do Estado. As composições se juntarão às 30 já compradas, das quais 26 estão em plena operação nos ramais da SuperVia. Financiados pelo Banco Mundial, os novos trens representam investimento de U$ 306,5 milhões. As composições seguirão os mesmos padrões de tecnologia, comodidade e segurança dos 30 trens já adquiridos. Os novos equipamentos têm chegada prevista para junho de 2014.

– Estamos tratando de cerca de 600 mil pessoas que hoje andam por dia nos trens da SuperVia, e vamos chegar daqui a pouco a um milhão de pessoas. Estamos em um processo também de renovação das estações de trens. Vamos aproveitar os recursos do Banco Mundial para, na linha da mobilidade, fazer a segregação de vias para acabar com a situação de risco da passagem de pedestres na ferrovia, que foi consequência da degradação que o Rio viveu nos últimos 30 anos.

Estas obras são de suma importância para o sistema ferroviário de passageiros. Passagem a um custo baixo subsidiada, com trens de alta qualidade vão soar como música para nossos trabalhadores. O nosso povo merece – disse o governador Sérgio Cabral, na cerimônia de assinatura do contrato com o consórcio chinês CMC-CNR-CRC, responsável pela fabricação dos trens.

De acordo com o secretário de Transportes, Julio Lopes, as composições são parte da renovação da frota, que em 2016 atingirá o número de 210 trens com uma idade média de 17 anos.

– Estamos superando completamente a história difícil que atravessamos ao chegarmos ao Estado, com apenas 10 trens com ar-condicionado, que apresentavam idade de até 50 anos de uso – afirmou o secretário.

Para o presidente da SuperVia, Carlos Cunha, a consolidação da compra fortalece o programa de investimentos estabelecido para o Rio.

– Garantir à população do Rio de Janeiro um transporte confortável, seguro e veloz é uma grande alegria. Por conta da chegada destes trens em 2014 esperamos transportar nas Olimpíadas um milhão de passageiros. Vamos triplicar a oferta de lugares e dobrar a quantidade de passageiros – afirmou Cunha.

Projeto para indústria ferroviária no Rio

Presente ao evento, o coordenador-geral de Operações do Banco Mundial no Brasil, Boris Utria, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado:

– Continuamos com muito interesse e disposição para apoiar o Rio de Janeiro em várias frentes – disse Utria.

Julio Lopes antecipou ainda que estão sendo feitas discussões para garantir a instalação de uma indústria ferroviária no Rio de Janeiro. O espaço usado seria um terreno da  SuperVia localizado em Deodoro.

– Estamos interessados e trabalhamos nesta perspectiva. Esta indústria de grande porte atenderia o Brasil e o Rio – afirmou o secretário de Transportes.
 
 
jornalista. rubenn dean
tel.021.9337.4123
facebook. eddie rubenn dean murphy 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

STF decide pela necessidade de motivação para demissão de empregado concursado de empresa pública

Hello! Hi! Good! My name is: Rubenn Dean Paul Alws "Petrópolis, Rio de Janeiro" Brazil! Vamos entender o que a Justiça Brasileira,...