matéria do estado do rio de janeiro.

Rio de Janeiro é 'investment grade' por duas agências classificadoras de risco

Estado também possui outras duas certificações conquistadas por qualidade na gestão

Com a confirmação do grau de investimento pela agência Fitch, na quinta-feira (18/10) o Estado do Rio confirma no currículo investiment grade concedido por duas agências classificadoras de risco e duas certificações de normas de qualificação, a ISO 9001. O investment grade mede a capacidade de pagamento de um governo ou empresa, e as certificações verificam se padrões de qualidade internacional estão sendo seguidos nos processos e procedimentos. O primeiro rating que a Fitch atribuiu ao Estado foi no ano passado, quando o Rio foi classificado como BBB-.

O segundo grau de investimento que o Estado possui é da agência Standard&Poors. Esta classificação foi confirmada em julho passado, após a primeira análise ter ocorrido em 2010.

Depois de assumir e colocar as finanças do Estado em ordem, o Governo definiu que as suas contas seriam alvo da análise por essas instituições externas, que pudessem, de forma isenta, avaliar a sua capacidade de pagamento.

A partir daí, as contas passaram por duas avaliações em cada uma das duas agências classificadoras de risco (S&P e Fitch), sempre recebendo distinção: foi obtida a nota BBB- na comparação com entes de outras partes do mundo e AAA na escala nacional – esta classificação é da S&P. Na Fitch, a nota é BBB-.
  
O primeiro setor na Fazenda a receber as certificações foi o Conselho de Contribuintes. A instituição ganhou qualificação ISSO 9001, em 2009, e obteve a ratificação em 2012. Depois do conselho foi a vez da Subsecretaria de Finanças fluminense passar pelo crivo. Em 2011, quando obteve a ISO 9001:2008 pela primeira vez, a Subsecretaria foi a primeira área financeira pública a receber a certificação.

– O objetivo em termos de gestão é manter as certificações já obtidas, além de conquistar outras, de forma a dar à população fluminense o melhor nível de transparência e eficiência que a gestão pública merece – disse o secretário de Fazenda, Renato Villela.

No rating anunciado na quinta-feira (18/10), a Fitch indica um prognóstico para o futuro do Rio. A agência afirma que não deverão ocorrer grandes mudanças na condução das contas públicas do Estado nos próximos trimestres. Além disso, acrescenta que o setor industrial fluminense “foi beneficiado pelos pesados investimentos públicos feitos em infraestrutura

jornalista.
rubenn dean
tel.021.9337.4123
email.
facebook.
eddie rubenn dean murphy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imprensa Rio Brasil!

Justin Timberlake - Selfish (Official Video)

Dude, I'm your fan!!! Good thing, whoever started new to the music market, apart from his unique style... no one can copy him!!! I have ...